Press "Enter" to skip to content

Bebê nasce no mesmo útero em que a mãe foi gerada, na Espanha

Última atualização 28/01/2024 | 08:18

No último dia 2 de janeiro, nasceu o segundo bebê gerado em útero transplantado na Espanha. Com 2,9 quilos, o bebê Manuel foi gestado do útero que era de sua avó, mas foi transplantado para a mãe em abril de 2022. Os médicos do Hospital Clinic de Barcelona, Dr. Francisco Carmona e Dr. Antonio Alcaraz, foram os responsáveis pela intervenção.

A mãe de Manuel, Maira Montes, nasceu com uma condição rara, a síndrome de Rokitanski. Por consequência, ela não tinha vagina, nem útero ou trompas, o que a impossibilitava de ter uma gestação. A mãe de Maira foi a doadora do órgão e, por isso, os médicos consideram o procedimento um sucesso médico. “É uma mudança absoluta de paradigma médico”, declara Carmona, que é o chefe de Ginecologia, em comunicado do Hospital Clinic. 

Dois meses após o transplante, Maira começou a menstruar, pela primeira vez em sua vida. Com isso, a equipe começou o processo de fertilização para que a paciente pudesse engravidar. Assim, a gestação aconteceu em 2023 e, segundo a equipe do Hospital Clinic, Maira teve uma gestão normal de 37 semanas. Entretanto, seu parto foi uma cesariana, visto que um parto natural colocaria o bebê na borda do órgão. 

Antes de Maira, o hospital já tinha realizado outro transplante de útero. O procedimento ocorreu em outubro de 2020 e, em março de 2023, nasceu o primeiro bebê nessas condições no país europeu. Entretanto, no mundo, o primeiro caso de gestação de útero transplantado aconteceu na Suécia, em 2014, no Hospital Universitário de Sahlgranska, da Universidade de Gotemburgo, sob liderança do médico Mats Brännström.