Bebê recém-nascido é abandonado em vegetação e resgatado por equipe médica de hospital em Buíque
Segundo o hospital, a mãe do bebê deu à luz em uma área de vegetação e deu entrada no hospital dizendo estar menstruada e com cólica. Polícia Civil investiga a ocorrência como abandono de incapaz.
Um bebê recém-nascido foi encontrado em uma estrada em meio ao capim no município de Buíque, no Agreste de Pernambuco, no último sábado (25). O resgato foi realizado por equipes médicas do Hospital Municipal e Maternidade Alcides Cursino, após desconfiarem que uma paciente que estava sendo atendida havia dado à luz antes de chegar na unidade.
De acordo com o Hospital, a mãe do bebê, que não teve o nome divulgado, deu entrada na unidade na sexta-feira (24) com sangramentos e dizendo estar menstruada e sentindo dores de cólica. Ela foi atendida e recebeu a prescrição médica com alguns medicamentos para aliviar os sintomas.
No decorrer da noite, quando uma técnica em enfermagem foi fazer a limpeza da paciente, percebeu que a placenta dela caiu e questionou a mulher sobre uma gestação recente. Inicialmente, ela negou estar grávida.
Ao DE, o hospital informou que a técnica chamou um médico e também uma parente da mulher, que estava acompanhando a paciente durante a consulta. Ao ser novamente questionada, a parente informou que enquanto se dirigia, a mãe do bebê pediu para parar e foi até uma área de vegetação dizendo que precisava fazer cocô.
A equipe médica foi até o local onde a mulher entrou na vegetação e uma técnica em enfermagem encontrou o recém-nascido em uma área de capim alto. O bebê foi socorrido para a unidade hospitalar, onde recebeu atendimento e segue internado.
Por meio de nota, o hospital disse que a mãe e o bebê foram encaminhados e acolhidos na Maternidade Alcides Cursino, onde ambos permanecem internados, recebendo acompanhamento médico e passam bem.
> “Todas as medidas legais e éticas foram adotadas, com comunicação ao Conselho Tutelar e registro do boletim de ocorrência, conforme os protocolos institucionais”, diz nota da unidade hospitalar.
A Polícia Civil informou que tomou conhecimento e apura a ocorrência de abandono de incapaz através da Delegacia de Buíque. O DE tentou contato com o Conselho Tutelar, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.




