Bebê morre após se engasgar com caroço de pitomba em Araguanã, no MA
O bebê chegou a ser transferido para um hospital em Zé Doca, mas morreu minutos após dar entrada na unidade. Médicos constataram que ele tinha adenoide e amídalas aumentadas, o que pode ter agravado a situação após o engasgo.
Um bebê de quase dois anos, identificado como Samuel Gomes, morreu na noite desse domingo (23) após se engasgar com o caroço de uma pitomba, fruta típica do Norte e Nordeste. O caso aconteceu na cidade de Araguanã, a 348 km de São Luís.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde do município, Samuel começou a passar mal por volta das 19h e foi levado às pressas para o hospital da cidade. No local, uma enfermeira e um técnico de enfermagem realizaram os procedimentos necessários, mas a criança continuava com dificuldades para respirar.
Com falta de ar, Samuel foi transferido para um hospital em Zé Doca, cidade que fica a cerca de 34 km de Araguanã. No entanto, minutos após dar entrada na unidade, ele não resistiu e morreu.
No hospital, a avó disse que a criança já havia expelido um caroço de pitomba em casa, mas estava em dúvida se ainda havia um segundo.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o menino passou por exames no hospital, e um raio-X confirmou que não havia mais nenhum caroço obstruindo suas vias respiratórias. No entanto, os médicos constataram que ele tinha adenoide e amídalas aumentadas, o que pode ter agravado a situação após o engasgo e os procedimentos realizados.
A primeira orientação é pedir ajuda por meio do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) no 192 ou na PM pelo 190. Os pais podem também tentar desengasgar o bebê. Segundo pediatras, primeiro é preciso colocar a criança de pé, para ver se ela desengasga tossindo. A orientação é não chacoalhar, nem jogar para cima.
Se não resolver, pode ser necessário fazer a manobra abaixo:
-Sentar o bebê de cavalinho no braço, apoiando o dorso, segurar o ombro e com o dedo no queixo, manter a cabeça um pouco mais baixa que a coluna. Com o dorso da mão, no meio das escapulas, dar cinco pancadas com força para tentar causar a desobstrução das vias aéreas.
Coloque a criança de pé e observe se desengasgou. Caso não tenha desengasgado, deite o bebê no braço. Com os dedos médio e anelar, faça cinco pressões na região 1 centímetro abaixo da linha dos mamilos. Caso não tenha desengasgado, repita a operação.
Se o tórax não estiver expandindo, vai ser necessário fazer a respiração boca a boca. Deite o bebê em uma mesa, com palma da mão levante um pouco a cabeça, abaixe o queixo e faça duas assopradas na boca.