A prefeitura de Bela Vista de Goiás cancelou o réveillon que aconteceria na Praça José Lobo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a decisão foi tomada por precaução à variante Ômicron. Apesar de o município não ter casos confirmados, segundo a prefeitura, cidades próximas registraram a nova variante.
“Como não seria possível controlar esse público, fazer checagem de todos que estão vacinados com esquema completo, a SMS orientou o poder público municipal, poder executivo, a não promover essa festa”, afirmou a secretária municipal de saúde, Vanessa Paula, em vídeo divulgado. A prefeitura informou que não há casos suspeitos da doença, atualmente, na cidade.
A nota técnica de Bela Vista se assemelha à divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde, no dia 3 de dezembro, também sobre as festas de fim de ano.
Orientações para eventos em Bela Vista
No dia 21 de dezembro, a SMS divulgou nota técnica com orientações para realização das festividades de fim de ano. Na nota, a pasta recomenda que eventos exijam comprovante de duas doses da vacina contra Covid-19. Além disso, sugere que apenas pessoas completamente imunizadas possam entrar nas festas, havendo controle na entrada.
A nota orienta ainda a proibição da entrada de pessoas com sintomas gripais, o limite máximo de quatro pessoas por mesa. As medidas, no entanto, não entram em vigor como exigências da SMS. São recomendações.
Conforme informou a prefeitura, 93% da população-alvo foi vacinada com a primeira dose e 70% dos moradores estão com esquema vacinal completo.