Belém recebe mais quatro ônibus elétricos para a frota do BRT Metropolitano, expandindo a oferta de transporte limpo na capital paraense. Os primeiros 10 veículos não poluentes já estão em circulação na cidade, ao lado de outros 57 movidos a diesel que também integram o sistema, totalizando 265 ônibus disponíveis.
Mais quatro ônibus elétricos, destinados exclusivamente ao Sistema BRT Metropolitano, foram entregues em Belém nesta terça-feira. Esses novos veículos fazem parte de um contrato firmado pelo Governo do Pará para a aquisição de 265 ônibus, que vão compor o novo sistema de transporte da Região Metropolitana. Com a chegada desses quatro ônibus, o primeiro lote da frota elétrica está completo, somando 10 veículos até o momento.
Claudio Conde, diretor de Regulação e Planejamento da Artran, destacou que a chegada mensal dos lotes dos veículos elétricos está dentro do planejado. No contrato de aquisição dos carros elétricos, estão previstos 40 veículos, sendo que este primeiro lote contempla 10 ônibus. Os seis primeiros chegaram na semana anterior, e agora se somam mais quatro veículos, contribuindo para a operação eficiente do BRT Metropolitano.
Além dos ônibus elétricos, o primeiro lote completo dos veículos a diesel (Euro 6), com tecnologia para redução de emissão de gases poluentes, é mais um avanço para a frota. Os veículos eletrificados adquiridos pelo governo estadual se destacam pela tecnologia sustentável, com emissão zero de gases poluentes, ar condicionado e Wi-Fi, além da redução do ruído dos motores, garantindo mais conforto aos passageiros.
Com autonomia de 220 quilômetros por carga, os veículos elétricos representam uma solução sustentável e eficiente para o transporte público em Belém. Segundo a empresa Caio Eletra, esses ônibus podem realizar em média 16 viagens por carga, ligando Marituba ao terminal de São Brás, na capital paraense, em um importante deslocamento para os passageiros.
O Sistema de Transporte Metropolitano é uma iniciativa do governo estadual que vai integrar os terminais de Belém com outros municípios da região, como Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará. Com 31 linhas alimentando a linha troncal, a proposta é facilitar a mobilidade urbana e a integração entre essas localidades, proporcionando mais comodidade aos usuários do transporte coletivo.
A partir de um único bilhete, o passageiro terá acesso a toda a malha de transporte público, podendo utilizar os ônibus dentro do seu município, desembarcar nos pontos ou estações desejadas, ou mesmo nos Terminais de Integração disponíveis, garantindo uma viagem mais fluida e integrada até Belém, otimizando a experiência de deslocamento na região.