Belletti leva Barcelona Sub-20 para enfrentar Flamengo no Intercontinental Sub-20 no Maracanã, em busca de troféu inédito

belletti-leva-barcelona-sub-20-para-enfrentar-flamengo-no-intercontinental-sub-20-no-maracana2C-em-busca-de-trofeu-inedito

Técnico pentacampeão e tríplice coroa: conheça o Barcelona Sub-20, adversário do Flamengo no Intercontinental

Time treinado pelo brasileiro Belletti enfrenta o Rubro-Negro neste sábado no Maracanã, em busca de troféu inédito para o clube

Barcelona lança terceira camisa para temporada 2025/26

Barcelona lança terceira camisa para temporada 2025/26

O Maracanã vai receber neste sábado dois elencos recheados de promessas para o futebol mundial. Flamengo [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/] e Barcelona [https://de.globoesporte.globo.com/equipe/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/barcelona.html] vão disputar a Copa Intercontinental Sub-20, torneio que reúne o campeão sul-americano contra o vencedor europeu. Os desafiantes do Rubro-Negro chegam em busca de um troféu inédito, apesar de serem recordistas na Europa, e sob comando de um velho conhecido do Brasil: Belletti [https://de.globoesporte.globo.com/atleta/belletti.html].

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp [https://whatsapp.com/channel/0029VafftWKGk1FyZTqi2e0v]

A base do Barcelona conquistou a vaga para o Intercontinental ao vencer o Trabzonspor, da Turquia, por 4 a 1 na Youth League. O torneio reúne os times Sub-19 dos 36 clubes que se classificam para a Fase de Liga da Champions Leauge, além de 52 campeões nacionais juniores de federações-membro na Uefa (na temporada 24/25).

+ Intercontinental Sub-20: Barcelona chega ao Rio e vai treinar no CT do Fluminense [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2025/08/20/intercontinental-sub-20-barcelona-chega-ao-rio-e-vai-treinar-no-ct-do-fluminense.ghtml]

Caso o clube se classifique pela Champions e vença o torneio nacional, a vaga é destinada ao segundo classificado da mesma federação.

Barcelona conquista a Uefa Youth League na temporada 24/25 — Foto: Divulgação / Barcelona

MULTICAMPEÕES

O elenco que está no Rio vem de uma temporada impecável. O Barcelona conquistou os três principais torneios do calendário sub-19: o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Youth League.

Aliás, o Barça é o maior vencedor do torneio continental, com três taças. Entretanto, nunca venceu o Intercontinental, que existe desde 2022. O Flamengo, por outro lado, é o atual vencedor com a vitória sobre o Olympiacos, por 2 a 1, também no Maracanã.

O carioca é o único clube que tem a chance de se tornar bicampeão.

Taça do Intercontinental sub-20 no Maracanã — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

VELHO CONHECIDO

Um brasileiro faz parte do projeto vitorioso da base do Barcelona: Juliano Belletti. Revelado pela base do Cruzeiro [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/], o lateral-direito teve 17 anos de carreira com grandes títulos conquistados. Entre eles, uma Copa do Brasil com o clube mineiro, um Brasileiro com o Fluminense, uma Champions League com o Barcelona (com direito a gol do título contra o Arsenal) e a Copa do Mundo de 2002 com o Brasil.

Belletti anuncia relacionados do Barcelona para disputa do Mundial Sub-20 contra o Flamengo [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2025/08/18/belletti-anuncia-relacionados-do-barcelona-para-disputa-do-mundial-sub-20-contra-o-flamengo.ghtml]

No Barcelona, a trajetória durou três anos. Belletti se aposentou em 2011 e começou a investir no extra-campo. Foi diretor no Coritiba [https://de.globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/coritiba/], auxiliar no Cruzeiro e treinador no juvenil do São Paulo [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/]. O retorno ao clube espanhol que marcou sua carreira foi 16 anos depois de parar de jogar, para assumir seu primeiro cargo técnico no clube.

Belletti foi auxiliar em duas categorias da base e se tornou treinador pela primeira vez na carreira em julho de 2024, com o sub-19. Já com essa equipe ele venceu a Youth League, o primeiro título da carreira dele como técnico e que rendeu a promoção ao Sub-20, em maio deste ano.

Juliano Belletti com o troféu da Youth League da Uefa — Foto: Daniela Porcelli/Getty Images

REFORMULAÇÃO DO JUVENIL

O Barcelona vem para o Intercontinental Sub-20 com um time de jogadores que deixaram o Sub-19 junto com Belletti. Nove deles estavam na decisão da Youth League, incluindo Shane Kluivert, filho de Patrick Kluivert, atacante que brilhou nos anos 1990 com a seleção da Holanda, o Ajax e o próprio Barça.

Patrick e Shane Kluivert, ex e atual jogadores do Barcelona — Foto: Vince Mignott/MB Media/Getty Images

A principal delas é a perda de quatro jogadores: Dro Fernández, Toni, Guille Fernández e Jofre Torrents. Segundo o jornal “Sport”, o técnico do time principal do Barça, Hansi Flick, pediu para que eles ficassem na Espanha para compor o elenco devido a pendências nas inscrições de outros atletas.

Além disso, o time também perdeu o camisa 9, capitão e autor de 28 gols na última temporada (incluindo um na final da Youth League). Hugo Alba, de 19 anos, deixou o Barcelona em julho para assinar com o OFK Beograd, da Sérvia. Outros quatro jogadores que foram titulares na final do torneio europeu não estão no Intercontinental: Ibrahim Diarra, Eman Kospo, Arnau Pradas e Yaakobishvili.

CONFIRA OS RELACIONADOS PARA A FINAL:

GOLEIROS: Eder Aller, Max Bonfill e Gerard Sala
DEFENSORES: Andrés Cuenca, Alexis Olmedo, Alex Campos, Álvaro Cortés, Guillem Víctor, Landry Farré, David Oduro, Alexander Walton e Xavi Espart
MEIAS: Brian Fariñas, Juan Hernández, Marcos Parriego, Pedro Rodríguez, Quin Junyent e Tommy Marqués
ATACANTES: Adrián Guerrero, Óscar Gistau, Jan Virgili, Sama Nomoko e Shane Kluivert

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp