Belo Horizonte (MG): Fiscalização do CRLV 2026 inicia hoje; mais de 4 milhões de veículos estão sem documento

Belo Horizonte (MG): Fiscalização do CRLV 2026 inicia hoje; mais de 4 milhões de veículos estão sem documento

BELO HORIZONTE (MG) — A fiscalização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2026 começa hoje, dia 1º, em Minas Gerais. Neste primeiro momento, o novo documento será exigido para veículos com placas finalizadas em 1, 2 e 3.

Para emitir o CRLV 2026, os proprietários devem estar com todas as obrigações do veículo em dia, incluindo pagamento de IPVA, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual (TRLAV) e eventuais multas já vencidas. A expectativa é que a obrigatoriedade se torne um processo escalonado até novembro, conforme o calendário divulgado: finais 4, 5 e 6 a partir de 1º de outubro e finais 7, 8, 9 e 0 a partir de 1º de novembro.

Atualmente, Minas Gerais conta com uma frota de aproximadamente 13,9 milhões de veículos, dos quais cerca de 9,36 milhões já estão com o CRLV 2026 regularizado. Isso significa que cerca de 4,5 milhões de veículos ainda não possuem o documento atualizado, o que traz preocupações em relação à fiscalização.

Dirigir um veículo não licenciado é considerado uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista que for pego nessa situação deve arcar com uma multa de R$ 293,47, além de receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter o veículo removido até que a regularização seja feita.

É importante ressaltar que o CRLV pode ser apresentado tanto em formato digital quanto impresso. Caso o motorista não tenha acesso ao celular na hora da abordagem, os agentes de trânsito têm a possibilidade de consultar a situação do veículo pelo sistema.

Para mais informações sobre a situação do CRLV e outras atualizações em Minas Gerais, confira o Diário do Estado.

MAIS LIDAS
Um ciclone extratropical avança pelo Brasil e traz chuvas intensas
Avião da Gol faz pouso de emergência em Goiânia com
Tragédia em Jandira, São Paulo: Enxurrada arrasta três pessoas, duas
Mega-Sena sorteia R$ 85 milhões neste domingo; apostas até sábado
Luís Castro enfrenta incertezas no Grêmio após derrota para o