Press "Enter" to skip to content

Bezerro nasce com dois rostos no Nordeste

No nordeste, um bezerro nasceu com duplicação craniofacial. O fato aconteceu em uma propriedade rural localizada em Surubim, no Agreste de Pernambuco. Uma equipe do Laboratório de Diagnóstico Animal (LDA) da UFRPE visitou a propriedade nesta segunda-feira, 08, para realizar o diagnóstico e orientar o dono do animal.

De acordo com especialistas, a condição é provocada por uma alteração rara em bovinos chamada diprosopia, a duplicação craniofacial, considerada uma variante incomum de gêmeos siameses.

Apesar do diagnóstico ser considerado raro em bovinos e humanos, é relativamente comum em ovinos, suínos, cães e gatos. Animais com essa condição tendem a viver pouco tempo.

O objetivo da equipe de pesquisadores da LDA é entender as razões que causaram a duplicidade embrionária. De acordo com estudos, os gêmeos unidos e idênticos parecem ter a mesma origem e foram causados por alterações do zigoto.

A causa da anomalia pode ser devido a defeitos nos genes das células germinativas. “Ou a influências ambientais que agem no desenvolvimento do feto e a hereditariedade encontra-se frequentemente relacionada”, explicou o professor Fábio Mendonça à UOL.