Press "Enter" to skip to content

Bicicleta Sem Freio, dupla goiana, ganha versão artesanal em cachecol

Última atualização 22/02/2022 | 08:54

Do digital para o manual. O processo inverso vale? Muito. A dupla de goianos do Bicicleta Sem Freio,  Douglas de Castro e Renato Reno, famosa pelas obras de arte públicas em grande escala, agora tem uma versão única e artesanal. Um cachecol produzido no Peru homenageia os artistas e ainda alavanca a proposta de um novo modelo de mercado de design mundial.

A peça foi produzida por Herminia Perca Calizaya, artesã de um coletivo de mulheres pastoras de alpaca em Puno, no Sul do Peru. Ela transpôs para a malha o design do digital marcante do Bicicleta Sem Freio e tingiu à mão. O item, único, ficou pronto após 250 horas de trabalho da artista.

Douglas de Castro e Renato Reno se protegeram da neve com o cachecol nos Estados Unidos, onde estão a trabalho. “Nos mantendo quentes em Coldwater, Michigan. Obrigado”, postaram no perfil do Instagram.

O acessório é resultado de um projeto apoiado pelo renomado Instituto Europeu de Design que tem a criativa designer Isabel Berz à frente. A ideia da escola internacional de moda mistura design com educação, pesquisa e mercado para unir e incluir artistas de todo o mundo.

A inovação chamou a atenção da dupla, que desde 2003 se destaca pela qualidade técnica e visual. Eles se transformaram em grandes nomes da arte contemporânea ao mostrar que a Bicicleta Sem Freio tem esse nome porque não há limites de onde podem chegar. Atualmente, os ilustradores colecionam trabalhos em países como Londres, Berlim, Hong Kong, Miami, Las Vegas, Montreal, Los Angeles, Lisboa e Jerusalém.