Press "Enter" to skip to content

Biden promete enviar medicamentos ao Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden está sendo pressionado a ampliar a ajuda contra a Covid-19 a outros países, e prometeu fornecer ao Brasil medicamentos para intubações, no valor de US$ 20 milhões, aproximadamente R$ 105 milhões. Os dois governos estão negociando ainda doses da vacina AstraZeneca.
“Esse apoio está sendo oferecido para compensar os surtos de abastecimento global e permitir que o Brasil receba medicamentos suficientes para atender às suas necessidades imediatas. O esforço está em andamento, ainda não foi finalizado, mas estamos trabalhando em parceria com o governo do Brasil” disse Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca.
Analistas e a impressa têm destacado a discrepância na oferta de ajuda aos países que estão sofrendo com o coronavírus, como os suprimentos enviados a Índia, em valor cinco vezes maior que o oferecido ao Brasil. No entanto, com três vacinas contra covid-19 atualmente disponíveis no país (Moderna, Pfizer e Johnson & Johnson), o governo norte-americano considera que não precisará das doses da AstraZeneca, que devem ser enviadas aos mais necessitados, como o Brasil.
“Não estou pronto para anunciar para quem enviaremos, mas teremos enviado 10% do que temos até 4 de julho para outras nações, incluindo algumas das que você mencionou”, informou Biden ao responder uma pergunta sobre o Brasil.