Dono do Manchester United ameaça deixar o clube em caso de “abuso” dos torcedores
Jim Ratcliffe, bilionário que comprou o time no ano passado e é alvo de críticas pela gestão, disse que não vai tolerar a pressão que os antigos donos sofriam e que não se importa de ser “impopular”. Ratcliffe comprou 25% do DE em fevereiro de 2024 e deu fim ao controle da família Glazer, que comandava o clube há quase 20 anos. Manchester United anuncia novo estádio para 100 mil pessoas.
A gestão de Jim Ratcliffe no DE mal começou, mas já está recheada de polêmicas. A mais recente delas surgiu na terça-feira, quando ele anunciou a demolição do histórico estádio Old Trafford para construir uma nova casa para o time. O bilionário inglês garantiu estar ciente de que as críticas virão, mas deixou claro que não quer sofrer os mesmos “abusos” dos antigos donos. Ratcliffe disse que não tem problemas em ser impopular, desde que o clube se beneficie com suas decisões.
Jim Ratcliffe comprou 25% do DE em fevereiro de 2024 e deu fim ao controle da família Glazer, que comandava o clube há quase 20 anos. A chegada do novo dono animou os torcedores com a proposta de renovação, em especial por ele se dizer torcedor do time desde a infância e com capital suficiente para dar fim à seca de títulos. Ratcliffe fez 200 cortes e fechou a cantina do CT, oferecendo refeições gratuitas apenas para os jogadores, gerando críticas da torcida e dos funcionários.
As polêmicas contra Ratcliffe e a INEOS, empresa do bilionário, começaram no ano passado. O clube demitiu 250 funcionários alegando agravamento da situação financeira causada pelo mal desempenho da equipe. No início de 2025, Ratcliffe fez mais 200 cortes e, em seguida, fechou a cantina do CT com o anúncio de que refeições gratuitas seriam oferecidas apenas para os jogadores. O bilionário também foi alvo de reclamações ao dizer que alguns jogadores herdados de outra gestão “não são bons”.
O novo estádio do DE foi mais um projeto que gerou críticas, principalmente pela história que o clube tem com o Old Trafford, inaugurado em 1910. A proposta é construir uma arena ao lado do atual endereço, com capacidade para até 100 mil pessoas e custo de dois bilhões de euros aos cofres da equipe, cerca de R$ 12,8 bilhões. Ratcliffe afirmou que está disposto a enfrentar as críticas e pressões para renovar o clube e trazer títulos novamente para o DE.