Press "Enter" to skip to content

Bilionários constroem projeto para erguer cidade secreta na Califórnia

Última atualização 11/11/2023 | 15:57

Já pensou em morar em uma cidade criada apenas para você? É isso que bilionários norte-americanos desejam fazer. Nomeado “Califórnia Para Sempre”, um grupo de pessoas está construindo uma cidade do zero no Vale do Silício, nos Estados Unidos, com um projeto exclusivo para os magnatas que desejam viver em um ambiente com muitas áreas verdes e vida ao ar livre.

A cidade idealizada pertence à Flannery Associantes, que afirmou ter adquirido toda a terra necessária para construir o projeto utópico no norte da Califórnia. A empresa adquiriu cerca de 330 hectares no Condado de Solano em outubro deste ano, em uma compra discreta feita com o governo norte-americano.

No planejamento, os arquitetos pretendem construir três ou quatro cidades de médio porte com moradias acessíveis, que possam ser percorridas a pé e que respeitem o meio ambiente. A cidade deve contar com muitas árvores e áreas verdes, vida ao ar livre, restaurantes com terraços e vias para que os pedestres possam explorar a zona comercial, permitindo ainda que as crianças andem de bicicleta pelas ruas tranquilamente.

Até o momento, a Flannery Associates possui cerca de 21,4 mil hectares onde planeja construir uma comunidade verde e acessível. “Os residentes do condado querem mais oportunidades de viver em comunidades seguras e que possam ser percorridas a pé. Eles querem empregos bem remunerados que lhes permitam viver e trabalhar no condado”, disse a empresa em sua apresentação do projeto California Living, em setembro.

De acordo com um porta-voz da Flannery Associates, desde o início de novembro, o projeto reuniu toda a terra necessária. “Com relação a compras futuras, exceto por algumas propriedades restantes que a Flannery tem sob contrato e fechará nas próximas semanas, a Flannery reuniu toda a terra de que necessita e não prevê fazer compras adicionais”, disse a empresa, em um comunicado.

Investimento

A empresa gastou mais de US$ 800 milhões (pouco mais de R$ 4 bilhões) para comprar as terras de forma discreta durante anos. O projeto foi revelado pela primeira vez em agosto, após anos de planejamento.

O grupo de investidores é liderado por um ex-operador do Goldman Sachs, Jan Sramek, e apoiado por magnatas da tecnologia como o ex-presidente da Sequoia Capital, Mike Moritz, o cofundador do Linkedin Redi Hoffman e o investidor de risco Marc Andreessen.