Biólogo encontra saco plástico de açúcar de 30 anos na Lagoa Rodrigo de Freitas: implicações para o ecossistema

biologo-encontra-saco-plastico-de-acucar-de-30-anos-na-lagoa-rodrigo-de-freitas3A-implicacoes-para-o-ecossistema

Biólogo encontra saco plástico de 30 anos na Lagoa Rodrigo de Freitas com ecossistema formado

Mário Moscatelli destacou a importância do descarte correto do lixo como o primeiro passo de responsabilidade ambiental.

Biólogo encontra saco plástico de açúcar que venceu há 30 anos na Lagoa Rodrigo de Freitas

Biólogo encontra saco plástico de açúcar que venceu há 30 anos na Lagoa Rodrigo de Freitas

O biólogo Mário Moscatelli encontrou, em um trabalho na Lagoa Rodrigo de Freitas na manhã desta segunda-feira (13), um saco de açúcar com vencimento em fevereiro de 1995 inscrito na embalagem. Seres marinhos já estavam se proliferando no objeto de mais de 30 anos de idade.

“Aqui você já tem até um ecossistema se desenvolvendo, com mexilhões, cracas e algas em um saco com data de 28 de fevereiro de 1995. Ou seja, este saco está flutuando na Lagoa Rodrigo de Freitas há 30 anos”, disse Moscatelli.

O biólogo destacou a importância do descarte correto do lixo como o primeiro passo de responsabilidade ambiental.

“Além de exigir das autoridades, os compromissos ambientais, se preocupar com a questão da Cop 30, precisamos que as pessoas assumam o mínimo de responsabilidade. E esse mínimo é o descarte adequado, na lixeira”, destacou Moscatelli.

O saco plástico com mais de 30 anos é um reflexo dos maus-tratos que a Lagoa sofreu por anos. Atualmente, ela conta com a instalação de 13 elevatórias que desviam milhões de litros de dejetos diariamente para tratamento. As mudanças se refletem na biodiversidade observada por alguns especialistas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp