Biometria facial em condomínios: segurança e privacidade em questão. Advogado reforça direito de não aderir ao sistema.

biometria-facial-em-condominios3A-seguranca-e-privacidade-em-questao.-advogado-reforca-direito-de-nao-aderir-ao-sistema

Biometria facial: advogado reforça que moradores não são obrigados a aderir ao sistema em condomínios

Especialistas alertam que o rosto, hoje usado como chave de acesso, também pode ser explorado por criminosos.

Biometria facial: tecnologia levanta questões sobre segurança e privacidade

O uso da biometria facial é considerado um dos métodos mais avançados de identificação pessoal. Usado em portarias de condomínios de Bauru (SP) e até mesmo nos aplicativos de banco, apesar da facilidade, o sistema não está imune a fraudes. Especialistas alertam que o rosto, hoje usado como chave de acesso, também pode ser explorado por criminosos.

Para a empresária Vera Lúcia Oliveira, o sistema é sinônimo de segurança. “Acho que tudo que vai se modernizando, a gente tem que aplicar. Principalmente em um prédio grande, como o meu. Eu teria, sim, esse tipo de acesso”, disse em entrevista à TV TEM.Já a gerente de loja Camilla Colleta vê benefícios, mas também teme falhas. “Acredito que sim, é seguro, mas teria medo ao mesmo tempo. Meu receio é que descubram alguma forma de burlar, como já acontece em outros meios eletrônicos.”

O advogado de Bauru (SP) Alisson Caridi explica que, mesmo nos condomínios, o uso do reconhecimento facial não pode ser imposto. “O morador não é obrigado. O condomínio tem o dever de oferecer um meio alternativo, como uma chave ou cartão. A coleta da biometria facial só pode ser feita com o consentimento do morador”, afirma.

Os dados biométricos são considerados sensíveis e, quando mal armazenados, podem ser usados para fraudes como abertura de contas ou solicitação de empréstimos, especialmente no caso de idosos. Para evitar problemas, Caridi orienta que o cidadão sempre questione como os dados serão armazenados, verifique a segurança do sistema e, em caso de desconfiança, solicite a exclusão da biometria. “Se houver vazamento, a empresa responsável pode ser processada, já que não tomou os devidos cuidados para proteger as informações”, finaliza.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp