Bispo de Caruaru relembra relação próxima com o falecido papa Francisco

bispo-de-caruaru-relembra-relacao-proxima-com-o-falecido-papa-francisco

Era verdadeiramente um irmão mais velho, diz Dom José Ruy, sobre relação com o papa Francisco

Bispo Diocesano de Caruru conta que se encontrou com o papa quatro vezes ao longo da vida do pontífice. O primeiro encontro foi durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013.

Bispo de Caruaru fala sobre a morte do papa Francisco

“Era verdadeiramente um irmão mais velho, e como irmão mais velho, sucessor de Pedro, dispensava formalidades”. Essas foram as palavras do Bispo Diocesano de Caruaru, Dom José Ruy Lopes, ao falar da relação que ele tinha com o papa Francisco, que morreu aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21) (vídeo acima).

Dom Ruy disse em entrevista à TV Asa Branca que teve a oportunidade de se encontrar com Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, quatro vezes. O primeiro encontro foi no ano de 2013, quando Francisco fez a primeira viagem internacional e participou da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

“Primeiro papa que escolhe o nome de Francisco. Santo da pobreza, da humildade, da simplicidade. Características que verdadeiramente faziam parte da vida do papa Francisco. Nos vimos pessoalmente quatro vezes”, disse Dom Ruy.

Dom José Ruy Lopes e o papa Francisco. — Foto: Arquivo pessoal

O Bispo de emérito de Caruaru, Dom Bernadinho Marchió também expressou pesar pela morte do papa Francisco e falou sobre as vezes que teve a oportunidade de conversar com Jorge Mario Bergoglio.

“Nós estamos tristes, mas também agradecidos a Deus. Ele foi o papa que levou a palavra de Deus a todos os povos, não somente aos católicos. Me encontrei pela primeira vez com ele na Jornada Mundial da Juventude em 2013”, disse Dom Bernardino.

Bispo emérito de Caruaru, Dom Dino

Morte do papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que dará detalhes sobre a causa da morte “provavelmente” às 15h, no horário de Brasília.

O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

Papa Francisco morre aos 88 anos — Foto: Vaticano

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp