Press "Enter" to skip to content

Black Friday aumenta produção de lixo em Goiânia e prefeitura alerta

Última atualização 25/11/2022 | 16:07

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) orienta a população sobre a importância do descarte correto de lixo, principalmente no período de grandes promoções e durante as compras natalinas.

Além da programação de coleta diária, a companhia reforças ações de limpeza por toda a capital, neste período, e frisa que o descarte irregular ocasiona o acúmulo de sujeira e entupimentos das bocas de lobos da cidade.

A pasta lembra que, durante a realização da Black Friday, os descontos anunciados pelos lojistas alavancam as vendas na cidade, movimentando a economia, mas também aumentam a produção de resíduos de embalagens e proteções de plástico, papelão ou isopor que acabam descartados.

“Uma dica é recusar embalagens desnecessárias. Em caso de compras em lojas físicas, o comprador é capaz de avaliar se os produtos adquiridos cabem em uma única sacola, poupando o uso de mais unidades. A economia pode parecer pequena, mas a atitude replicada por um grande número de pessoas é capaz de produzir resultados significativos”, explica o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Já nas compras pela internet, o consumidor deve se atentar para a separação das embalagens e disposição adequada na lixeira. A Comurg disponibiliza em seu site (goiania.go.gov.br/comurg) a lista completa com os dias e horários em que a coleta seletiva passa em cada bairro de Goiânia. Toda a cidade é atendida pelo serviço e os recicláveis recolhidos têm como destino cooperativas de reciclagem, reduzindo o volume de lixo enviado ao Aterro Sanitário.

O lixo orgânico também costuma aumentar neste período, por conta do aumento das vendas por aplicativos de entrega de comida, que ofertam refeições a preços convidativos, o que pode culminar em sobras exageradas e desperdício.

A Comurg reforça que esse aumento no volume de resíduos ocorre no período de chuvas, por isso, os serviços de limpeza e asseio para remover lixo, folhas, galhos e barro das vias de modo a manter as bocas de lobo livres para a passagem da água ocorrem em todas as regiões.