Press "Enter" to skip to content

Blitz Educativa dá continuidade às ações da Semana Nacional de Trânsito

Dando prosseguimento às ações da programação da Semana Nacional de Trânsito de Aparecida, foi realizada nesta quinta-feira, 19, uma blitz educativa. A ação aconteceu na Avenida São Paulo, no setor Vila Brasília, em frente aos Correios e mais de 500 veículos foram abordados pelas equipes da secretaria de Mobilidade e Trânsito do município e do Detran-Go. O objetivo é chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e conscientizá-la sobre os cuidados necessários que os pedestres e condutores devem ter ao andar e trafegar pelas ruas e avenidas da cidade.

De acordo com o agente da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), Vagner Duarte Moreira, nesta ação, foram entregues folders e panfletos orientativos aos condutores que passavam pelo local. “Entre as orientações que foram passadas aos motoristas e pedestres está a importância do uso de cadeirinha para transporte de crianças, pois, ainda em 2019, mais de três mil motoristas foram flagrados colocando a vida de crianças em risco. Também pedimos para que evitem usar o celular enquanto dirige porque prejudica a atenção e os reflexos, fazer a manutenção periódica de seu veículo e ainda se beber não dirigir”, ressaltou.

Antônio Gomes da Silva, 59 anos, é taxista há 10 anos. Ele fazia o trajeto Avenida São Paulo/BR-153 quando foi abordado pelos agentes de trânsito na blitz educativa. “O meu ambiente de trabalho é no trânsito e eu torço para que seja mais tranquilo para se trabalhar. Muito bom esse movimento, pois é necessário mobilizar as pessoas para que tenham consciência de seus deveres e direitos no Trânsito e assim torná-lo mais seguro tanto para mim quanto para os outros motoristas e pedestres”, comentou o motorista.

A psicanalista em química, Dalva Maria de Jesus, 57 anos, também passou pela blitz e parabenizou a Prefeitura de Aparecida. “Alguma atitude precisava ser tomada, e se para isto ter que mobilizar a cidade para chamar a atenção para os problemas, que seja feito. É por meio dessas ações que o mundo vai mudar, as pessoas estão muito alienadas, não tem consciência nenhuma no trânsito e precisam ser conscientizadas”, pontuou.

Guarda Mirim teve participação efetiva na ação (Foto: Divulgação)
Guarda Mirim teve participação efetiva na ação (Foto: Divulgação)

Também participaram da Blitz Educativa os agentes da Guarda Mirim e servidores do Departamento Nacional de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO). Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

#FazBonitoAê! – A campanha está sendo realizada nas redes sociais da Prefeitura de Aparecida, Instagram e Facebook, sobre temas relativos ao trânsito e quem trafega por ele. A ideia é conscientizar a população sobre a responsabilidade de “fazer bonito” nas ruas e avenidas de Aparecida, isto é, cumprir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), respeitando o direito de ir e vir das pessoas, para que todos tenham um trânsito mais seguro, acessível e igualitário.

Semana Nacional de Trânsito – A abertura da Semana Nacional de Trânsito foi marcada por uma caminhada, na última quarta-feira, 18, que reuniu centenas de pessoas em favor da vida e contra os acidentes de trânsito. A concentração foi em frente o Aparecida é Shopping e teve como destino final a Praça da Matriz, no Centro. Segue abaixo a programação das próximas ações:

– 20 de setembro de 2019 (sexta-feira) – 8h às 10h

Blitz educativa – conscientização aos condutores e entrega de informativos.

Local: Avenida Rio Verde, em frente a Aprovec, no Jardim Helvécia.

Horário: 8h às 10h

– 23 de setembro de 2019 (segunda-feira) – 19h

Passeio Ciclístico – como forma de conscientizar a população sobre a igualdade de direito também para o ciclista. O percurso será realizado nas ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Local: largada em frente ao Aparecida Shopping, no Setor Serra Dourada, com final do percurso na Avenida Tropical, Jardim Tropical.

Horário: saída as 19h

– 25 de setembro de 2019 (quarta-feira) – 8h às 10h

Bltiz educativa – conscientização aos condutores e entrega de informativos.

Local: concentração na Avenida Igualdade, na área do antigo Cais do setor Garavelo

Horário: 8h às 10h