Bloco Pedal e Eco Campos Pholia: foliões pedalam para reciclar e conscientizar no pré-carnaval_SP

bloco-pedal-e-eco-campos-pholia3A-folioes-pedalam-para-reciclar-e-conscientizar-no-pre-carnaval_sp

Blocos de SP colocam foliões para pedalar e retirar lixo de represa e levam conscientização ambiental para o pré-carnaval

Na Vila Mariana, Bloco do Pedal utiliza eletricidade geradas por foliões em bicicletas estacionárias; no extremo Sul, Eco Campos Pholia canta sambas temáticos sobre meio ambiente.

Fantasias descartadas por escola de samba e reaproveitadas pelo Bloco Eco Campos Pholia — Foto: Imagem Reprodução

Carnaval e conscientização ambiental dão “match” pelas ruas de São Paulo. O Bloco do Pedal desfila, neste sábado (22) e convida os foliões para festejar ao mesmo tempo que geram eletricidade para a folia acontecer. No domingo (23), o extremo Sul, recebe o bloco Eco Campos Pholia, que levará às ruas sustentabilidade em sambas, fantasias e instrumentos.

Para Marcos Campos, fundador do Bloco Eco Campos Pholia e morador na região de Guarapiranga, samba e reciclagem fazem parte da história dele. “Quando era moleque, a gente ia à beira da represa [de Guarapiranga], tirava alguns resíduos de lá e isso acabou se tornando hábito”, contou.

A 500 metros da estação Ana Rosa do metrô e da ciclovia da Rua Vergueiro, a Praça Rosa Alves da Silva volta a receber a energia vibrante do Bloco do Pedal.

“O bloco é uma festa inclusiva, perfeita para famílias com idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais. Todos recebem atenção especial”, disse Filó Silva, co-fundadora do Pedal.

Quando Marcos se deu conta de que a comunidade não tinha o mesmo interesse que ele de colocar a mão na massa para fortalecer a reciclagem, ele sentiu a necessidade de trazer para a realidade dos vizinhos o tema do meio ambiente. O hábito de criança de limpar a represa deu espaço para um desejo muito maior: conscientizar a comunidade por meio do carnaval.

“Pensei que, colocando um carro de som, a gente sai cantando as marchinhas, as músicas voltadas ao meio ambiente, a gente consegue chegar ao público.”

E vem dando resultado. Conversando pelas ruas do bairro ou na internet, Marcos notou que as pessoas estão aderindo não só ao bloco, mas também à proposta de ter uma atitude ecologicamente correta.

Tudo no Eco Campos Folia é reaproveitável. As fantasias surgem a partir de panos encontrados no lixo ou até mesmo de fantasias descartadas por escolas de samba. Sem recursos, mas com muita criatividade, tecidos de um velho sombreado deram vida para o estandarte do bloco; um balde virou um instrumento musical para compor a roda de samba e um tapete se tornou um acessório de fantasia. Até folhas caídas das árvores ganham uma nova função.

“A gente está fazendo confete com folha de árvore, que é ecológico. Então vai cair no chão aqui na rua, vai ser biodegradável. Usa menos papel”, contou Marcos.

O bloco também tem o próprio samba:

“Eco bloco na rua, consciência geral / Na batida do samba, um amor colossal / Folia ecoando, mensagem espiritual / Meio ambiente grita / Vamos cuidar, pessoal / Folhas verde dançam / Um balé natural / O povo acompanhando no ritmo especial / Reciclar a esperança, plantar um amor / Na maré da vida, somos cultivador”.

A eletricidade usada para amplificar os microfones das atrações artísticas apresentadas pela cantora Filó Silva, co-fundadora do bloco, é gerada por foliões que deverão se revezar pedalando as bicicletas estacionárias. As bikes são conectadas a um sofisticado sistema idealizado pelo engenheiro eletricista José Carlos Armelin, do Pedal Sustentável.

SERVIÇO:

Bloco do Pedal

Quando: sábado (22), a partir das 15h
Onde: Praça Rosa Alves da Silva, na esquina da Rua Machado de Assis com a Rua Guimarães Passos, Zona Sul

Bloco Eco Campos Pholia

Quando: domingo (23), a partir das 13h
Onde: Avenida Luiz Gushiken, Jardim Vergueiro, Zona Sul

Sob supervisão de Paula Lago

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp