Boca de lobo aberta preocupa moradores do Setor Urias Magalhães, em Goiânia

Uma boca de lobo aberta tem preocupado a população do Setor Urias Magalhães, em Goiânia. Segundo o empresário, Carlos Lima, a vala que não tem proteção representa um perigo para o pedestre, em especial crianças e animais. E agora, com o período chuvoso, a boca de lobo entope com o lixo carregados pela enxurrada, fazendo com que a Rua Curitiba fique alaga, situação que dificulta a locomoção de motociclistas e motoristas que precisam passar pelo local.

“Eu mesmo já resgatei dois filhotes de gatos da boca de lobo. Recentemente houve uma obra aqui no setor, a prefeitura veio e arrumou algumas coisas, mas deixou a boca de lobo aberta. Aqui na rua tem uma feira livre, ai quando chove o lixo da feira vai tudo para a boca de lobo. Ela fica em uma esquina bem movimentada e perigosa. Meu maior medo é de uma pessoa idosa se machucar aqui”, explicou.

Descarte de lixo

Ainda de acordo com Carlos, a população também tem contribuído para o entupimento da boca de lobo. Ele explica que por não ter proteção, as pessoas aproveitam para descartar o lixo no local quando não tem ninguém por perto:

“Eu mesmo já cheguei a remover dois sacos de lixo lá de dentro. Não sei qual foi o vizinho que fez isso, mas infelizmente acontece. Quando vejo que tem lixo, eu pego é coloco na minha lixeira para a coleta pegar”.

Boca de lobo que Carlos removeu os lixos / Foto: Arquivo pessoal

Nota da prefeitura de Goiânia

“A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informa que até o dia 20 de novembro, a equipe técnica irá na Rua Curitiba, no Setor Urias Magalhães, para realizar o serviço na boca de lobo. Lembramos que a população pode sempre encaminhar suas reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24hrs.”

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp