Boca de lobo é restaurada em Goiânia após reportagem do DE

Boca de lobo aberta trazia transtornos para moradores do Setor Urias Magalhães.

Logo após reportagem feita pelo Diário do Estado na última quarta-feira(10), a boca de lobo que estava danificada na Rua Curitiba no Setor Urias Magalhães, foi restaurada. A solicitação foi feita para a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), que um dia após a publicação da reportagem, realizaram o serviço.

De acordo com Carlos Lima, empresário e solicitante da reportagem, fazia mais de 15 dias que a vala não tinha nenhum tampa, e apresentava perigo para todos moradores.

“A boca de lobo foi danificada por pessoas que estavam trabalhando em uma empresa aqui da rua. Fiquei preocupado porque toda quarta-feira a noite, tem uma feira aqui na rua, e quando chove, o lixo dela cai todo dentro do bueiro. Além também do perigo de alguém cair dentro dela”, afirma o empresário.

No momento da solicitação do serviço para a Seinfra, a secretaria logo respondeu dizendo que o serviço seria realizado até o dia 20 deste mês.

“A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informa que até o dia 20 de novembro, a equipe técnica irá na Rua Curitiba, no Setor Urias Magalhães, para realizar o serviço na boca de lobo. Lembramos que a população pode sempre encaminhar suas reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24hrs.”

Carlos ficou surpreso com o retorno da reportagem e ficou surpreso com a rapidez do serviço.

“O pedido feito para o Diário do Estado foi satisfatório. Porque através da reportagem a prefeitura arrumou a boca de lobo antes mesmo da data informada”, conclui Carlos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação Natal Integrado reduz roubos e furtos no comércio

A Operação Natal Integrado, desenvolvida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), demonstra resultados positivos ao final da primeira semana de ações. De acordo com a pasta, houve redução nos crimes de roubo e furto a comércio no estado, com emprego de efetivo reforçado em 40% para garantir segurança a lojistas e consumidores.

Dados da pasta apontam o registro de oito roubos a comércio do dia 14, quando a iniciativa foi lançada, até 21 de novembro. No comparativo com as mesmas datas de 2023, há uma queda de 46,7% nas ocorrências, já que houve 15 casos no ano passado. Sobre os furtos, são 222 ocorrências no mesmo período de 2024, contra 247 em 2023, o que equivale a uma queda de 10,1%.

Natal Integrado

O incremento no policiamento atende a uma determinação do governador Ronaldo Caiado, que, na ocasião do lançamento, destacou a importância do trabalho. “O crime contra a vida é, sem dúvida alguma, o de maior relevância que temos de combater com austeridade, mas todos os demais crimes têm de ser confrontados com a mesma eficiência e rigidez”, disse.

A operação tem atuação conjunta das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros, além de apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal. O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, destaca que as ações vão continuar. “Este primeiro balanço já mostra que estamos promovendo segurança ao comerciante e aos clientes. Serão 45 dias de operação”, frisou.

Com duração até o final de dezembro, o trabalho busca não apenas reduzir a criminalidade, mas também reforçar a sensação de segurança para lojistas e consumidores durante o período natalino. Em Goiânia, alguns dos locais que recebem atenção especial são as regiões Central, Bairro Campinas e Rua 44, nas proximidades da rodoviária.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp