Boko Haram reivindica sequestro de estudantes na Nigéria

Nesta terça-feira, 15, o grupo jihadista Boko Haram reivindicoua responsabilidade pelo sequestro de estudantes do ensino médio na Nigéria. O sequestro ocorreu no dia 11 de dezembro na cidade de Katsina, no noroeste do país.

“Sou Abubakar Shekau, e nossos irmãos estão por trás do sequestro em Katsina”, declarou o líder do grupo em uma mensagem de voz. Ele acrescentou que o Boko Haram também está por trás do sequestro em 2014 de mais de 200 meninas em Chibok, caso que provocou indignação mundial.

Jihadistas são muçulmanos que acreditam que a lei muçulmana deve ser imposta por meio da violência. Cerca de 33 adolescentes estão desaparecidos desde o ataque na sexta-feira passada.

Katsina, o local do sequestro, está a mais de 100km do território do Boko Haram, que atua nas proximidades do lago Chade. O ataque contou com mais de 100 homens armados, em uma escola rural, na noite de sexta-feira, na cidade de Kankara. Diversos adolescentes fugiram para floresta próxima do centro de ensino.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp