Bolsa Família: saiba quem deve buscar atendimento no CadÚnico

Prefeitura de Goiânia esclarece quem deve buscar atendimento para corrigir inconsistências no CadÚnico: apenas pessoas que se declararam como famílias unipessoais, mas que apresentaram inconsistências nas informações, são notificadas e devem buscar atendimentos nos Cras

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), esclarece que somente os beneficiários do Bolsa Família cadastrados como famílias unipessoais, ou seja, que moram sozinhos, e que receberam mensagem sobre bloqueio para averiguação do benefício, precisam buscar atendimento para esclarecer informações a respeito do seu cadastro.

“Somente o cidadão que foi notificado no extrato, SMS ou via mensagem no aplicativo e realmente mora sozinho, deve procurar o setor de Cadastro Único de uma unidade Cras, em Goiânia, até 16 de junho, para evitar o cancelamento do seu benefício”, explica a titular da Sedhs, Maria Yvelônia.

A secretária frisa que os demais beneficiários não serão afetados, uma vez que a medida do Governo Federal objetiva combater eventuais fraudes, referentes a cadastros com inconsistências na composição familiar, cadastrados como famílias unipessoais, mas que na realidade moram com outras pessoas.

“O bloqueio só afeta cadastros com inconsistências na composição familiar. Quem se cadastrou nos últimos seis meses do ano passado, mora sozinho e teve o beneficio bloqueado em abril precisa ir até um dos nossos postos de atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para atualizar as informações do CadÚnico (Cadastro Único)”, completa Maria Yvelônia.

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Confira o expediente bancário durante as festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, é importante estar atento ao horário de funcionamento dos bancos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá expediente nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal). Durante esses feriados, não serão processadas compensações bancárias, incluindo transferências como a TED. No entanto, o Pix, que funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo feriados, continuará disponível normalmente.

As agências bancárias retomam o atendimento presencial nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, exceto em localidades com feriado municipal. O último dia útil de 2023 para atendimento bancário será 30 de dezembro, com expediente normal. No dia 31, não haverá atendimento e as compensações bancárias também não serão realizadas.

Pagamentos de contas
Contas de consumo, como água, energia e telefone, que vencerem em dias de feriado ou quando não houver compensação bancária, podem ser pagas sem acréscimo de juros no dia útil seguinte. Já tributos e impostos com vencimento nesses dias devem ser pagos antecipadamente para evitar multas e juros.

Clientes que optam pelo Débito Direto Autorizado (DDA) podem pagar boletos bancários normalmente, caso estejam cadastrados como sacados eletrônicos.

A Febraban destaca que os meios eletrônicos, como internet banking e aplicativos de celular, são alternativas práticas para transferências, pagamentos de contas e outros serviços. Além disso, as áreas de autoatendimento nas agências também estão disponíveis para os clientes.

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