Bolsistas da OVG podem realizar doação de sangue no Hemocentro para pontuar

O Programa Universitário do Bem – ProBem, do Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás – OVG, realizou nesta terça-feira, 7 de fevereiro, a abertura do Banco de Oportunidades para o primeiro semestre de 2023. Os alunos beneficiados com o programa poderão realizar doações de sangue e plaquetas, bem como o cadastro como doador de medula óssea em toda a Rede Estadual de Hemocentros – Rede Hemo para pontuar no Banco de Oportunidades.

De acordo com a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, o Banco de Oportunidades tem como objetivo integrar os estudantes a ambientes de trabalho e também de aproximá-los de ações sociais que devolvam para sociedade o engajamento cívico.

“A OVG conta com o apoio de parceiros que possibilitam o acesso e a integração ao mundo do trabalho a partir de experiência profissional e a participação em cursos de aperfeiçoamento e ações sociais, assim como de instituições sociais e assistenciais que trabalham o lado humano dos estudantes, como é o caso dos bancos de sangue, por exemplo. Os bolsistas podem doar sangue e fazer o cadastro para possível doação de medula óssea, bem como convidar amigos e familiares para fazerem o mesmo, doando em seu nome. Assim, cumprem com esse pilar no Banco de Oportunidades e ainda ajudam a salvar vidas”, destacou.

Adryanna também explicou que os alunos precisam acessar a Central do Bolsista, no site da OVG, para agendar a atividade de doação de sangue ou cadastro para doação de medula como forma de pagamento da contrapartida. “Os beneficiários precisam agendar a atividade na Central do Bolsista. Desta forma, quando esse bolsista se dirigir ao Hemocentro, a unidade já está informada sobre a doação e poderá enviar a comprovação diretamente para a OVG, sem riscos de invalidar a atividade”, concluiu.

Além do agendamento no site da OVG, os estudantes também devem marcar previamente a doação de sangue no site do Hemocentro, em agenda ou por meio do telefone 0800 642 0457, para então se dirigir até o banco de sangue na data e horário marcado para a doação.

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, destacou que a iniciativa, além de proporcionar o cumprimento da contrapartida do programa, faz com que os estudantes reflitam sobre a importância da doação de sangue. “Doar sangue é um gesto de amor ao próximo, e o incentivo realizado pela OVG aos estudantes é uma ação de suma importância, não apenas para pagar as horas da contrapartida ou abastecer os estoques da Rede Hemo, mas também é uma forma de criar a cultura de doação entre esse público, que na maioria é jovem e pode mobilizar outras pessoas para também se juntarem a essa corrente do bem”, enfatiza a diretora.

Quem pode doar?

Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto, e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis, e para quem tem acima de 60 é necessário já ter realizado uma doação anteriormente. Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. No caso da vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas, enquanto para a imunização contra covid-19, é preciso aguardar 48 horas após a dose da Coronavac e sete dias após a aplicação das demais vacinas.

Onde doar?

Hemocentro Estadual Coordenador Professor Nion Albernaz (Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia e unidades da Rede Hemo no interior do Estado – Rio Verde, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.

Quando doar?

De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, em todas as unidades, e em Goiânia, também aos sábados, das 8 às 12 horas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos