Press "Enter" to skip to content

Bolsonaristas queimam carros e ônibus em protestos antidemocráticos em Brasília

Última atualização 13/12/2022 | 09:54

Ao menos oito carros e cinco ônibus foram incendiados durante os atos de vandalismo feitos por bolsonaristas no centro de Brasília, na noite desta segunda-feira, 12. As informações são do Corpo de Bombeiros

Do total, quatro ônibus e sete carros foram totalmente queimados e o restante, parcialmente. O primeiro chamado de atendimento ocorreu por volta das 20h30, com informações de um incêndio em prédio na Quadra 2 do Setor Hoteleiro Norte (SHN). 

Os grupos de bolsonaristas também participaram de atos de vandalismo que quebraram a vidraça da entrada da 5ª DP e depredaram um carro da unidade policial. Em relação aos carros de passeio, um dos automóveis queimados estava em um posto de gasolina, também no Setor Hoteleiro Norte. Na mesma área, grupos bolsonaristas espalharam botijões de gás pela via. 

Um homem de 67 anos ficou ferido e precisou de atendimento após desmaiar próximo aos hotéis. Ele estava consciente, orientado e estável, mas reclamou de dores de cabeça devido a inalação de gás lacrimogêneo. A vítima foi levada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião. 

Até o momento, ninguém foi preso por vandalismo. Questionada sobre as prisões na manhã desta terça, 13, a Polícia Militar do Distrito Federal informou que ”as informações serão repassadas pela SSP (Secretaria de Segurança Pública)”. A pasta informou também que há pontos de bloqueios nas vias de ônibus queimados, nesta terça-feira, 13. Os trechos estão fechados para a ”devida desobstrução e limpeza” dos locais. 

Prisão de indígena

Os atos começaram após a prisão do líder indígena José Acácio Serere Xavante pela Polícia Federal (PF), após o mesmo participar de atos golpistas promovidos após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais. 

A determinação da prisão temporária partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Segundo a Corte, a decisão se baseia na necessidade de garantia da ordem pública, “diante dos indícios, nos autos, da prática dos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, previstos no Código Penal”.

A PF argumentou ao STF que Serere Xavante teria realizado manifestações antidemocráticas em diversos pontos de Brasília: em frente ao Congresso Nacional, no Aeroporto Internacional, no Park Shopping, na Esplanada dos Ministérios e em frente ao hotel onde estão hospedados o presidente e o vice-presidente da República eleitos. 

A segurança das proximidades do hotel onde Lula e Alckmin estão hospedados foram reforçadas e policiais fazem rondas no entorno. Segundo a Polícia do Distrito Federal, os protestos foram controlados.