Press "Enter" to skip to content

Bolsonaro afirma não ter certeza da inocência do filho, Jair Renan

Última atualização 24/08/2023 | 13:44

O ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL) afirmou não ter certeza sobre a inocência do filho “04”, Jair Renan Bolsonaro. O jovem, hoje com 25 anos, é o único que não é seguido pelo pai nas redes sociais, além de viver afastado do parente. 

Jair Renan é alvo de operação contra lavagem de dinheiro

O filho do ex-presidente Bolsonaro, Jair Renan, é alvo de busca e apreensão pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária. Operação, batizada como Nexum, foi deflagrada nesta quinta-feira, 24, e investiga crimes contra a fé pública e associação criminosa.

Além do jovem, outras quatros pessoas foram alvos de busca e apreensão. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu também dois mandados de prisão preventiva. 

O alvo principal da operação, e mentor do esquema, foi identificado como Maciel Carvalho. Ele é empresário de Jair Renan e coleciona antecedentes criminais por por falsificação de documentos, estelionato, organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, uso de documentos falso e disparo de arma de fogo.

Horas antes da operação da PCDF, o filho 04 do ex-presidente Bolsonaro postou um trecho do filme “O Poderoso Chefão” através de um insta stories. O vídeo em questão, exibe o momento em que o personagem Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando, ressalta a defesa da família.

“Se dedica à família?”, questiona o personagem, que recebe a resposta afirmativa do interlocutor: “É claro que sim”. — “Ótimo. Porque um homem que não se dedica à família jamais será um homem de verdade.”

Acusação não é hoje

No ano passado, Jair Renan foi alvo de inquérito do Ministério Público Federal por suspeita de tráfico de influência e lavagem de dinheiro. No entanto, a apuração foi arquivada, por falta de provas. Na época, Bolsonaro disse não saber se o filho estava certo ou errado no caso. 

“O moleque tem 24 anos agora, acho que ninguém [aqui] conhece ele, vive com a mãe, há muito tempo está longe de mim, mas recebo ele de vez em quando aqui. Tem a vida dele, não sei se está certo ou se está errado, mas peço a Deus que o proteja”, disse Bolsonaro, na ocasião, antes de atribuir a abertura da investigação à oposição.