Nesta sexta-feira, 08, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou a aliança entre o PT e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nas eleições para a presidência da Casa. O PT está apoiando Baleia Rossi (MDB-SP), candidatura articulada por Maia. Bolsonaro falou sobre o apoio, relembrando que Maia fez um voto duro durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e depois afirmou que os dois são “coisas muito parecidas”.
“O Rodrigo Maia, quando votou pela cassação da Dilma, deu um voto criticando o PT, (dizendo) que perseguiu o pai dele quando era prefeito no Rio. Deu um voto firme, objetivo, apontando que o PT era a maior desgraça do mundo. Hoje, está junto com o PT nas eleições da Presidência da Câmara. Pelo poder, água e óleo se misturam. Se bem que ali acho que não é água e óleo, não, são duas coisas muito parecidas”, afirmou Bolsonaro à apoiadores, no Palácio da Alvorada.
No ano de 2016, quando o impeachment de Dilma foi analisado na Câmara, Maia declarou que votaria pelo seu pai, o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia, que teria sido atrapalhado pelo PT.
“Pela minha família, mas principalmente pelo meu pai, Cesar Maia, que quando prefeito do Rio, foi atropelado pelo governo do PT. O PT rasga a Constituição no Rio de Janeiro e rasga a Constituição aqui. O meu voto é “sim”” disse o deputado na votação.
O PT decidiu apoiar Baleia Rossi nesta segunda-feira. A bancada do partido se dividiu, sendo 27 votos favoráveis à aliança e 23 contrários. Nesta disputa, Bolsonaro apoia Arthur Lira (PP-AL).
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil