Bolsonaro afirma que PF descobriu quem hackeou 12 mil processos do STJ

Na noite desta quinta-feira, 05, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que a Polícia Federal (PF) já identificou o hacker que invadiu computadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), bloqueando a base de dados dos processos em andamento e paralisando os trabalhos até a próxima semana. Bolsonaro elogiou a atuação da PF e zombou os hackers.

“[Sobre o] Hackeamento do acervo do STJ: alguém entrou, pegou tudo, guardou e pediu resgate. É o Brasil. A PF entrou em ação imediatamente, tive informações do diretor-geral da PF [Rolando Alexandre de Souza]. Já descobriram quem é o hackeador. O cara hackeou e não conseguiu ficar duas horas escondido?”, declarou o presidente durante sua live semanal.

O inquérito policial instaurado hoje, 05, apura a invasão dos computadores do STJ, investiga uma possível relação entre o ataque e outros dois problemas que atingiram os sistemas oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Economia do Distrito Federal. A investigação foi aberta a pedido do presidente do STJ, Humberto Martins. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp