Bolsonaro baixa decreto para que postos mostrem valor dos impostos no preço final do combustível

Por meio de decreto presidencial, Jair Bolsonaro decidiu que os postos de todo o Brasil devem agora mostrar todos os valores que compõem o preço final dos combustíveis. A norma saiu nesta terça-feira, 23, em publicação no Diário Oficial da União e deve entrar em vigor em 30 dias.

O painel de preços dos postos de abastecimento deve mostrar o valor médio regional do combustível no produtor (ou importador), o preço de referência para a cobrança do imposto estadual, o ICMS, e o próprio valor do imposto.

Também devem aparecer o valor dos impostos PIS/Cofins e do Cide, que são federais e que foram zerados por dois meses, também por ordem do presidente, para o caso do Diesel, a partir de março.

A Secretaria-Geral da Presidência da República explica que a medida tem o intuito de trazer mais clareza e noção real ao cidadão sobre o produto que está consumindo, e citou “direito do consumidor à informação“.

Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp