Press "Enter" to skip to content

Bolsonaro convoca manifestação para provar inocência: “Quero me defender”

Última atualização 13/02/2024 | 14:54

Jair Bolsonaro convocou seus apoiadores para uma manifestação pública em São Paulo que deve ser realizada no final de fevereiro. A convocação foi feita nesta segunda-feira, 12, por meio de um vídeo disponibilizada nas redes sociais do ex-presidente brasileiro.

No vídeo, o político diz que usará ato para se defender das acusações de investigações sobre a trama golpista durante o seu mandato. “Estarei na Avenida Paulista realizando um ato pacífico em defesa do nosso Estado democrático de direito”, disse o ex-presidente na mensagem de vídeo. “Quero me defender de todas as acusações que têm sido imputadas a minha pessoa nos últimos meses”, disse.

Ainda na mensagem, Bolsonaro pediu para que os apoiadores não usem o ato para atacar publicamente outros adversários e que compareçam de verde e amarelo. O político informou que a manifestação será utilizada apenas para a sua defesa e para mostrar, por meio de uma fotografia, que ele mantém força política.

O ato convocado pelo ex-presidente já foi comunicado à Prefeitura de São Paulo, por meio da Associação Vitória em Cristo, uma organização comandada pelo pastor Silas Malafaia. O religioso informou à CNN Brasil que custará, pelo menos, o caminhão de som que será usado por Bolsonaro durante o discurso.

Investigação

Desde que deixou o governo brasileiro, há 13 meses, Bolsonaro tem sido alvo de diversas investigações. Recentemente, o político se tornou alvo de uma investigação da Polícia Federal que investiga um suposto plano de golpe de Estado durante o seu mandato.

Os investigadores acreditam que o suposto plano começou tramado antes de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Vídeos disponibilizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) mostram uma suposta reunião em que Bolsonaro aparece em uma reunião com ex-ministros em uma campanha contra as urnas eletrônicas.

Vale relembrar ainda que Bolsonaro está politicamente inelegível até 2023 por abuso de poder.