Bolsonaro demite ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio

O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir, nesta quarta-feira, 9, o seu ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O mais cotado para assumir o seu lugar é o presidente da Embratur, Gilson Machado.

O Estadão apurou que a queda de Álvaro Antônio se deu por conta de divergências para com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. O dois vinham se desentendendo porque o ministério teria sido citado como moeda de troca por apoio no Congresso.

Desse modo, Álvaro deve assumir o cargo de deputado federal por Minas Gerais. Ele foi eleito em 2018 e é filiado ao PSL. Na noite anterior, o ex-ministro e Bolsonaro estiveram juntos no lançamento no Instituto Conservador-liberal, criado por Eduardo Bolsonaro.

Imagem: Valter Campanato/ Agência Brasil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Parlamentares de Taiwan protagonizam briga e fazem barricada durante sessão

Na sexta-feira, 20, uma discussão acirrada entre parlamentares de Taiwan tomou conta do parlamento. O principal partido de oposição, o Kuomintang (KMT), e seus aliados pressionaram por novos projetos de lei, incluindo propostas para aumentar o controle sobre a divulgação de informações orçamentárias de autoridades eleitas e mudanças no tribunal constitucional.

A situação ficou tensa quando legisladores do KMT tentaram bloquear a entrada do parlamento com cadeiras, enquanto os membros do Partido Progressista Democrático (DPP) tentavam acessar a Câmara. A troca de acusações e a confusão aumentaram, e objetos foram jogados no plenário.

O DPP argumentou que as mudanças no tribunal constitucional poderiam comprometer a integridade da Constituição de Taiwan, dificultando a capacidade dos juízes de contestar a legislação.

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes, contrários às propostas da oposição, se reuniram, preocupados com os impactos na democracia do país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp