Bolsonaro desfila em carro pilotado por Nelson Piquet

O ex-piloto e campeão de Fórmula 1, Nelson Piquet, foi o motorista do Rolls-Royce Presidencial que conduziu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a primeira-dama Michelle Bolsonaro para a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, neste feriado de Independência. Ao lado do chefe do Executivo no carro estavam algumas crianças. Nenhuma das pessoas presentes no carro utilizavam máscaras para proteção contra Covid-19.

Nas redes sociais, internautas comentaram a atuação do ex-piloto, que tem se aproximado do presidente nos últimos tempos. Piquet foi chamado de “mito” por apoiadores de Bolsonaro, mas entre os opositores do presidente Piquet foi visto como “hipócrita”.

Além de ministros e comandantes das Forças Armadas, a solenidade também contou com a participação dos senadores Marcos Rogério (DEM-RO), membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, e Fernando Collor (PROS-AL). A cerimônia não contou com a presença de nenhum outro chefe do poder, como ocorre tradicionalmente.

Ao descer do veículo, Bolsonaro acenou para apoiadores que acompanham a cerimônia e protestam na Capital Federal. Ainda na tarde desta terça-feira (7), Bolsonaro segue para participar de atos na capital Paulista, na Avenida Paulista, um dos pontos tradicionais de grandes manifestações do país.

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp