Press "Enter" to skip to content

Bolsonaro desprecia nordestinos com expressão pejorativa: ”Pau de arara”

Última atualização 04/02/2022 | 09:45

Jair Bolsonaro disse que o líder religioso cearense Padre Cícero era de Pernambuco. Em sua típica transmissão ao vivo pela internet, ele reclamou de críticas em que revogou o luto oficial por Padre Cícero, morto em 1934 e considerado santo pelo povo nordestino. O presidente chamou de ”pau de arara” os assessores aos quais perguntou, durante a transmissão”, de qual estado o líder religioso era.

Inicialmente, Bolsonaro errou e disse que o líder religioso cearense era de Pernambuco. Em seguida, pediu para que seus assessores presentes confirmasse e, em razão da demora pela reposta, insistiu:

“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade que fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô?”.

”Pau de arara”

A origem da expressão ”pau de arara” veio do tempo da migração, desde o século 19, de pessoas do Nordeste para o Sul e Sudeste do Brasil. As viagens longas, precárias e perigosas eram feitas em caminhões com tábuas atravessadas na carroceria, como araras no pau.