Bolsonaro diz que Governo não vai obrigar população a tomar vacina

Depois do governador de São Paulo, João Doria, ter afirmado na última sexta-feira, dia 16, que a vacina contra a Covid-19 será obrigatória em todo o estado paulista, Jair Bolsonaro respondeu com uma publicação sobre o posicionamento do Governo Federal sobre o assunto.

Na ocasião, o governador paulista chegou a dizer que medidas legais podem ser tomadas caso os cidadãos contrariem a vacinação compulsória. Somente pacientes com orientação médica ou atestado vão poder se esquivar da imunização em São Paulo.

“Apesar do art. 3º, inciso III, letra ‘d’ da Lei 13.979/20 prever que o poder público poderá determinar a realização compulsória da vacinação, o Governo do Brasil não vê a necessidade de adotar tais medidas nem recomendará sua adoção por gestores locais”, escreveu Bolsonaro.

O presidente ainda garantiu que o Ministério da Saúde vai oferecer a vacina de forma segura após comprovação e certificação da Anvisa, “no tempo oportuno”.

No dia 31 de agosto deste ano, Bolsonaro já havia declarado a apoiadores no Palácio da Alvorada que “ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina”.

(imagem: Sérgio Lima/ Poder 360)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp