Nesta segunda-feira, 11, o ex-presidente inelegível, Jair Messias Bolsonaro, foi internado no Hospital Vila Nova Star, da Rede D’or, em São Paulo, para realizar duas cirurgias relacionadas aos distúrbios digestivos.
O ex-presidente será submetido a uma correção das alças intestinais, ainda em decorrência da facada que recebeu em 2018, durante sua campanha eleitoral, e uma cirurgia de hérnia de hiato.
De acordo com a Folha de São Paulo, as cirurgias serão feitas nesta terça-feira, 12, e Bolsonaro também fará uma terceira cirurgia de desvio de septo. Desde o episódio da facada em 2018, o ex-presidente inelegível já foi submetido a sete cirurgias até o início deste ano, ligadas aos efeitos da facada.
A primeira cirurgia aconteceu no mesmo dia do episódio, na Santa Casa de Juiz de Fora (MG), com duração de duas horas para ligar o intestino a uma bolsa de colostomia. No mesmo mês, em São Paulo, houve outra para reparar uma obstrução no intestino.
Outras duas cirurgias foram realizadas em 2019. A primeira foi em janeiro para retirar a bolsa de colostomia e retirada de 20 a 30 centímetros do intestino grosso. A segunda já aconteceu em setembro para corrigir uma hérnia na cicatriz de uma operação anterior.
Já em janeiro de 2022, Bolsonaro foi diagnosticado com mais uma obstrução intestinal e submetido a uma nova cirurgia. Um ano depois, ele voltou a sofrer outra obstrução intestinal, quando estava nos Estados Unidos, e voltou para passar por nova cirurgia no intestino.