Após 13 dias do início do mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) retirou da biografia das redes sociais o status de “presidente da República”. Ele também trocou a imagem, tirando a usada durante campanha presidencial e colocando uma outra dele com as palavras “Deus, pátria, família e liberdade”.
Ao acessar o Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn de Bolsonaro, vão encontrar a descrição de que ele foi “38º Presidente da República Federativa do Brasil”. Antes disso, ele ainda se descrevia como atual presidente. Na biografia ainda constava “capitão paraquedista do Exército brasileiro” e “candidato à reeleição com o número 22”. Lula tomou posse como o 39° presidente da República dia 1º de janeiro de 2023.
Durante a última transmissão ao vivo como presidente, Bolsonaro afirmou que aceitou a derrota, ao dizer, no momento, que “o mundo não acaba no dia 1º”. Porém no dia 3 de janeiro, o perfil dele do Twitter chegou a fazer uma divulgação de feitos do governo com o verbo “anuncia”, como se o mandato ainda estivesse ativo, o que chamou a atenção nas redes sociais. Desde então, as postagens do ex-presidente nas redes têm se concentrado em um compilado de dados atribuídos ao período na Presidência.