Bolsonaro: encontro com Barroso

image-4rkxfj0xca

Advogado de Bolsonaro se reúne com Barroso após denúncia de plano golpista. Estratégia visa contestar provas e adiar julgamento.

Reunião com o presidente do STF

O advogado Celso Vilardi, defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro, realizou uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, na última segunda-feira. O encontro ocorreu seis dias após Bolsonaro ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por supostamente liderar uma organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado no final de 2022. Bolsonaro foi acusado de crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

Contestação das provas obtidas

A defesa de Bolsonaro busca contestar as provas obtidas por meio da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente. Vilardi questionou a forma como os depoimentos de Cid foram colhidos pelo ministro Alexandre Moraes e afirmou que houve mudança de versões. A colaboração de Cid foi negociada com a Polícia Federal e homologada por Moraes em 2023.

Estratégia da defesa

A estratégia da defesa inclui pedir a anulação da delação com base no fato de Cid ter dito em áudios vazados que foi induzido a dar informações que não sabia. Além disso, a defesa cogita solicitar que o caso seja julgado no plenário do STF, em vez da Primeira Turma, onde Moraes tem alcançado unanimidade nos julgamentos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp