O Tribunal de Contas da União (TCU) negou a emissão de algum relatório questionando o número de mortes por Covid-19 em 2020, através de uma nota emitida nesta segunda-feira (7).
No comunicado, o TCU rebateu uma declaração dada pelo presidente Jair Bolsonaro na manhã desta segunda (8) que afirmou a apoiadores que um suposto relatório do tribunal deixaria as pessoas em dúvida sobre parte dos óbitos registrados em decorrência a Covid-19.
“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, diz a Corte.
Ainda no fim da noite, O TCU adicionou um novo parágrafo ao posicionamento, negando a autoria de um documento que circula pela internet e é dito como feito por técnicos do órgão.
“O TCU reforça que não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado ‘Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil'”, afirma o tribunal.
De acordo com Bolsonaro, a informação seria dada em ”primeira mão”, e que ”em torno de 50% dos óbitos por Covid” teria sido registrado de forma incorreta no ano passado. O presidente ainda disse que divulgaria o relatório ainda na tarde de segunda – o que não aconteceu.
“Primeira mão para você. Não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União, questionando o número de óbitos no ano passado por Covid. O relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid segundo o Tribunal de Contas da União”, declarou o presidente.
Números de mortes em 2020
O Brasil contabilizou oficialmente 194.976 mortes em 2020 causadas pela Covid-19. Esse número foi ultrapassado em 2021, ainda na última semana de abril. Até domingo (6), o Brasil registrou 475.495 mortes pela Covid, segundo relatórios.