Bolsonaro participa da apresentação da aeronave F-39E Gripen em Brasília

Nesta sexta-feira, 24, o presidente Jair Bolsonaro participou de cerimônia em que a Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou a aeronave F-39E Gripen, na Base Aérea de Brasília. Essa é a primeira das 36 36 aeronaves do contrato firmado, em 2014, com a fabricante sueca Saab para renovar a frota brasileira.

O Brasil possui atualmente, majoritariamente, caças americanos F-5, fabricados na década de 1970. Os operadores são em esquadrões, distribuídos nas regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As aeronaves devem começar a operar no final de 2021. O investimento da FAB é de R$ 24 bilhões, em valores atualizados, com financiamento de 25 anos. Seguindo o cronograma de pagamento e de produção, em 2026,  todas as unidades estarão na Base Aérea de Anápolis (GO).

O evento desta sexta-feira foi em homenagem ao dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A data escolhida comemora os 114 anos do primeiro voo do 14-Bis, que ocorreu em 1906, em Paris, comandado por Alberto Santos-Dumont.

Protagonista de desentendimento público em rede nacional, os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, estavam presentes no evento. Durante a cerimônia,  Bolsonaro abraçou Salles enquanto Ramos permanecia ao lado dos dois.

Foto: julio Nascimento/PR

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp