Press "Enter" to skip to content

Bolsonaro pede impeachment de Alexandre Moraes

O presidente Jair Bolsonaro apresentou nesta sexta-feira (20), ao senado o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. O documento assinado pelo presidente, foi entregue para o chefe de gabinete do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

O presidente do Senado, responsável por decidir se abre ou não o processo de afastamento, já sinalizou que o pedido do presidente deverá ficar parado em sua gaveta. Na terça-feira, Pacheco disse que o processo de impeachment de ministros do STF “Não é recomendado”.

No último final de semana, Bolsonaro havia prometido representar também contra o ministro Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas foi convencido a se limitar a Moraes. O pedido foi protocolado horas depois da operação da Polícia Federal que mirou aliados do presidente, Sergio Reis e o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ).

A busca e apreensão foi pedida pelo Procurador Geral da República (PGR) e autorizada por Moraes. Alexandre de Moraes é o relator do inquérito das fake news, o que mais gera preocupação no Palácio do Planalto. No inicio do mês de agosto, o ministro do STF incluiu o presidente Bolsonaro como investigado no inquérito em função dos ataques aos ministros da corte e disseminação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas.