Press "Enter" to skip to content

Bolsonaro presta depoimento à PF sobre atos golpistas de 8 de janeiro

O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou à sede da Polícia Federal, em Brasília, para prestar depoimento no inquérito dos atos golpistas de 8 de janeiro. Ele chegou ao local na manhã desta quarta-feira, 26, acompanhado da defesa. 

O depoimento foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após um pedido da Procuradoria-Geral da República. Foi estabelecido um prazo de 10 dias para que a PF ouvisse o ex-presidente. 

Na avaliação dos investigadores, Jair Bolsonaro estaria ligado aos atos golpistas devido a uma postagem feita no dia 11 de janeiro. Nela, o ex-presidente colocava em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, mesmo sem provas.  A mensagem foi avaliada como uma indução para que os apoiadores invadissem os prédios dos três poderes da República. 

O depoimento foi pedido pela PGR quando Bolsonaro estava nos Estados Unidos, onde ficou por três meses após sair do poder. Com a volta dele ao Brasil, Moraes mandou marcar a audiência. 

Joias

No início deste mês, Bolsonaro compareceu à Polícia Federal para prestar depoimento sobre suposta prática de crime envolvendo jóias milionárias. No inquérito, o ex-presidente foi acusado de ficar com o suposto presente dado ao governo pela Arábia Saudita.

Durante a declaração, Bolsonaro afirmou que soube da existência das joias em dezembro de 2022, mais de um ano após elas terem chegado ao Brasil. O ex-presidente disse ainda que não se lembrava de ter sido avisado sobre a apreensão das joias pela Receita Federal.