Bolsonaro se reúne com chefes de estado de Suriname e Guiana para discutir acordos comerciais

Nesta quinta-feira (20/01), o presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou sua primeira viagem internacional em 2022. Ele desembarcou em Paramaribo, no Suriname. Já amanhã (21/1), ele deve seguir para Georgetown, na Guiana. Bolsonaro foi convidado para visitar os dois países pelos presidentes do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, e da Guiana, Irfaan Ali.

Os três chefes de Estado almoçaram juntos na capital surinamesa para discutir projetos de interesse em comum. Os países estrangeiros buscam acordos estratégicos para o seu desenvolvimento econômico e social, impulsionados pelas descobertas recentes de petróleo e gás.

Visita

Durante a reunião, Bolsonaro visitou o palácio presidencial e assinou o livro oficial de visitas de autoridades do país. O presidente está acompanhado pelo chanceler Carlos França e os ministros: de Minas e Energia, Bento Albuquerque; da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

Um assessor do presidente compartilhou um vídeo de Bolsonaro cumprimentando brasileiros residentes no país. A economia do Suriname é baseada na produção agrícola e mineral. Em razão da exploração mineral, calcula-se que entre 15 mil e 30 mil brasileiros vivam na região em busca de metais preciosos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos