Nesta quinta-feira (20/01), o presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou sua primeira viagem internacional em 2022. Ele desembarcou em Paramaribo, no Suriname. Já amanhã (21/1), ele deve seguir para Georgetown, na Guiana. Bolsonaro foi convidado para visitar os dois países pelos presidentes do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, e da Guiana, Irfaan Ali.
Os três chefes de Estado almoçaram juntos na capital surinamesa para discutir projetos de interesse em comum. Os países estrangeiros buscam acordos estratégicos para o seu desenvolvimento econômico e social, impulsionados pelas descobertas recentes de petróleo e gás.
Visita
Durante a reunião, Bolsonaro visitou o palácio presidencial e assinou o livro oficial de visitas de autoridades do país. O presidente está acompanhado pelo chanceler Carlos França e os ministros: de Minas e Energia, Bento Albuquerque; da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.
Um assessor do presidente compartilhou um vídeo de Bolsonaro cumprimentando brasileiros residentes no país. A economia do Suriname é baseada na produção agrícola e mineral. Em razão da exploração mineral, calcula-se que entre 15 mil e 30 mil brasileiros vivam na região em busca de metais preciosos.