Press "Enter" to skip to content

Bolsonaro usa vídeo de acupunturista de árvore para ”provar” fraude em urnas

Na sua live semanal, Bolsonaro votou a citar novamente a fraude em sistema de votação eletrônica. Nesta quinta-feira (29), o presidente uso alguns ”indícios” que mostrariam está correto suas acusações. Entre eles, um vídeo em que um astrólogo chamado Alexandre Chut, que diz fazer acupuntura em árvores, denuncia fraude nas eleições de 2014, durante a disputa do segundo turno entre Dilma Rouseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

De acordo com o jornalista Patrícia Campos Mellho, da Folha de S. Paulo, Chut se apresenta como acupunturista, psicólogo e ambientalista e aparece em vídeo de 2018 de Naomi Yamaguchi, suplente de deputada federal e irmã de Nise Yamaguchi, médica bolsonarista e defensora da cloroquina.

Segundo a reportagem, mesmo que vídeo faça denúncia sobre contagem de votos nas eleições, Chut se dedica a atividades pouco relacionadas com a ciência política ou a estatística.

Prova das fraudes

O nome do vídeo com Chut é ”Prova das fraudes nas urnas! Exclusivo e Urgente” e foi postado na página de Naomi Yamaguchi em 2018. Ela parece conversando com um homem, não mostrado nas imagens, que explica o que seriam fortes indícios de fraude no pleito de 2014.

O entrevistado por Yamaguchi diz ter encontrado um padrão nos dados divulgados que indicam fraudes, pois tal padrão só poderia ser possível por meio do uso de um algoritmo. A veracidade das alegações foi desmentida por diversos especialistas.

Mesmo usando o vídeo, Bolsonaro acabou reconhecendo em sua live que não há provas para embasar as acusações de fraude eleitoral. O presidente afirmou que “não tem como se comprovar que as eleições não foram ou foram fraudadas”.