Bolsonaro veta retorno do despacho gratuito de bagagens em voos

O presidente Jair Bolsonaro vetou a volta do despacho gratuito de bagagens com até 23 Kg em voos nacionais e 30 Kg em voos internacionais. A mudança havia sido aprovada pelo Congresso Nacional, quando senadores e deputados aprovaram a Medida Provisória do Voo Simples, que muda regras do setor aéreo, e acrescentaram, em formato de medida provisória, a questão da cobrança do despacho de bagagem.

A decisão de Bolsonaro foi publicada na edição de hoje, 15, do Diário Oficial da União. Nesta terça-feira, 14, a Secretaria-Geral da Presidência já havia divulgado a informação. Se fosse sancionada, a nova regra alteraria o Código de Defesa do Consumidor, colocando a cobrança pelo despacho de bagagens de até 23 kg (voos nacionais) ou 30 Kg (internacionais) na lista de práticas abusivas.

Desde 2016, uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estabele que o passageiro tem direito a levar na cabine uma bagagem de até 10 Kg. Por outro lado, as companhias aéreas estavam autorizadas a cobrar pelas bagagens despachadas. Na época, a agência justificou a derrubada da gratuidade argumentando que isso aumentaria a concorrência, o que poderia levar a uma queda nos preços das passagens.

Justificativa do governo

A Secretaria-Geral da Presidência informou que a volta da gratuidade no despacho de passagens foi vetada porque “aumentaria os custos dos serviços aéreos e o risco regulatório, o que reduziria a atratividade do mercado brasileiro a potenciais novos competidores e contribuiria para a elevação dos preços das passagens aéreas”.

Além disso, a pasta disse a que a mudança “penalizaria a aviação regional”, que são as empresas responsáveis por aviões de pequeno porte e que, segundo a nota oficial, não comportam o transporte de bagagens de até 23 kg para todos os passageiros”.

Na época em que o texto estava nas mãos dos senadores e deputados para ser votado, representantes de companhias aéreas argumentaram que a mudança traria aumento no preço das passagens.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos