Bombeiros atuam em afogamentos e acidentes durante o feriado

No feriado prolongado de 07 de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) atuou em ocorrências envolvendo acidentes de trânsito e afogamentos. Foram quatro mortes por afogamento em Goiás. Já os acidentes registraram mais de 15 vítimas, considerando feridos e mortos.

Nos últimos quatro dias, os militares atenderam ocorrências em São Simão, Alto Paraíso de Goiás, Itumbiara, Distrito de Pires Belo, Silvânia, Formosa, GO-309 e GO-164.

Afogamentos

Em São Simão, equipes do CBMGO realizaram buscas por vítima desaparecida no Rio Claro. De acordo com informações de testemunhas, na quinta-feira, 07, um jovem, de 22 anos, estava no rio quando saltou de uma das cachoeiras e teria submergido, depois flutuado e submergido novamente e não foi mais visto.

Ao entrarem em contato com o Corpo de Bombeiros em Quirinópolis, uma equipe deslocou para iniciar as buscas ainda na data do ocorrido. Na sexta-feira, 08, o corpo foi encontrado pelas equipes militares.

Em Alto Paraíso, bombeiros militares foram acionados, na sexta-feira, para ocorrência de afogamento na Cachoeira dos Encontros, localizada na fazenda dos macaquinhos. A vítima, do sexo masculino, não conseguiu nadar e acabou afundando no poço.

Conforme relatos, o local onde o corpo se encontrava (cachoeira 10) era de acesso extremamente difícil. A equipe do CBMGO realizou o resgate, com uma padiola improvisada para transporte do corpo, com apoio do BPM Rural. O corpo ficou sob os cuidados do IML.

Em Itumbiara, o 6º Batalhão Bombeiro Militar foi acionado no sábado, 09, para atender uma ocorrência de uma vítima que teria se afogado em uma região conhecida como poção, no Córrego Trindade.

As equipes deslocaram até local em que o jovem teria submergido e iniciaram de imediato mergulhos com técnicas de apneia e após algumas tentativas o jovem foi localizado. O óbito foi constatado por um médico do Samu. O corpo ficou sob os cuidados do IML.

No sábado, o serviço de emergência do 10º Batalhão Bombeiro Militar foi acionado para atendimento de afogamento ocorrido na zona rural do Distrito de Pires Belo, em uma região conhecida como estrada da antiga ponte, no lago de Serra do Facão.

Segundo solicitante, um grupo de pessoas estavam em atividade de lazer às margens do lago, quando deram falta de um dos integrantes. A guarnição náutica iniciou as buscas subaquáticas encontrando o corpo da vítima a uma distância de aproximadamente 35 metros da margem, em uma profundidade aproximada de cinco metros. O corpo ficou sob os cuidados do IML.

ACIDENTES DE TRÂNSITO

Em Silvânia, na quinta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender um acidente de trânsito, capotamento seguido de queda do veículo de uma ponte de aproximadamente três metros de altura, na GO-139, zona rural do município.

A equipe no local verificou que havia quatro vítimas, conscientes, com ferimentos leves pelo corpo. Após procedimento pré-hospitalar, elas foram encaminhadas para o Hospital Nosso Senhor do Bonfim.

Em Formosa, na quinta-feira, equipes de Salvamento e Resgate do 19º Batalhão Bombeiro Militar foram acionados para atender um acidente de trânsito envolvendo um ônibus, uma carreta e um veículo de passeio. Três mulheres foram levadas para o Hospital Regional de Formosa, pelo Samu.

A equipe de socorristas do CBMGO atendeu também três crianças, que não apresentavam lesões ou ferimentos que ensejassem hospitalização. Em outros passageiros, ocupantes do ônibus, foram realizados atendimentos no local, com ferimentos leves.

Na GO-309, também na quinta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar de Caldas Novas e Pires do Rio foram acionados para atendimento de uma ocorrência de trânsito (saída de pista), sentido Caldas Novas/Pires do Rio. No veículo havia o condutor e três passageiros, que após perder o controle do carro colidiu com o barranco.

As equipes verificaram que as vítimas estavam fora do veículo, e iniciaram os atendimentos de primeiros socorros em ação conjunta com o Samu. Todas as vítimas foram transportadas para a UPA de Caldas Novas, onde foram deixadas sob cuidados médicos.

Na GO-164, no trecho entre Araguapaz e Faina, no sábado, a equipe do Corpo de Bombeiros foi solicitada para atender uma ocorrência de acidente de trânsito com uma vítima presa às ferragens. A ocorrência, de natureza de busca e salvamento de pessoa, envolvia um veículo de passeio que saiu da pista e colidiu com uma árvore.

O condutor do veículo ficou preso às ferragens e morreu no local. Com o uso de técnicas de salvamento veicular e desencarceramento, os bombeiros conseguiram realizar a retirada do corpo das ferragens do veículo. O corpo ficou sob os cuidados do IML.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Agência irá avaliar qualidade da água de rio após queda de ponte

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira, 24, que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Essa medida se justifica devido à informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

O foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A ANA, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais. O objetivo é detectar os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d’água do rio Tocantins.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados. No entanto, ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.

Devido à natureza tóxica das cargas, no domingo e segunda-feira, 23, não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio. O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou nesta terça-feira, 24, a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Sala de crise

Na quinta-feira, 26, está prevista a reunião da sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins. Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp