Bombeiros consideram mínimas as chances de encontrar viva menina afogada em Uruaçu

As chances de encontrar com vida a menina de 11 anos que se afogou no rio Passa Três, em Uruaçu, norte de Goiás, são mínimas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Equipes realizam buscas pela garota desde a tarde desta sexta-feira (5) quando ela brincava e a correnteza a levou. Outros cinco menores estavam no local e buscaram ajuda em uma chácara. Uma senhora que mora na propriedade entrou em contato com a central de emergência.

“Estamos no segundo dia de buscas. Temos a expectativa de encontrá-la o mais rápido possível, mas pelo relato dos jovens que a acompanhavam, é provável que ela não seja encontrada com vida. O rio corta algumas fazendas onde ela poderia pedir ajuda ou mesmo poderia ter sido vista. Estamos tratando como afogamento”, afirma a tenente Graziella Carneiro, que está à frente da operação em Uruaçu.

Ela explica que a correnteza é natural do leito do rio, mas o volume de água não. Ele aumentou com as chuvas na região. Uma equipe de quatro mergulhadores da equipe náutica dos Bombeiros de Goiânia foi deslocada até o local após registro da ocorrência, por volta das 14h40. Hoje, sábado (5), um quinto profissional foi acionado para integrar o grupo de resgate composto também por três bombeiros de apoio para uma varredura do local.

A força-tarefa realizou mergulhos em um raio de três quilômetros de onde a jovem foi vista pela última vez, segundo os colegas que a acompanhavam. De acordo com eles, a amiga foi vista afundando e subiu à superfície duas vezes, quando afogou novamente e não a viram mais. Até agora, o grupo não encontrou evidências ou pertences da menina, como peça de roupa.

“Hoje realizamos um voo nas redondezas com drone e não conseguimos localizar a vítima. No final deste sábado, os mergulhadores farão um relato de indícios sobre algum êxito do trabalho, mas continuaremos as buscas amanhã, se for necessário”, destaca a tenente. De acordo com a militar, o trabalho segue com estratégia diferente, caso a menor não seja encontrada. Graziella afirma que os mergulhos são em profundidade, por enquanto, e ao longo do tempo se concentram na superfície por causa do processo de decomposição do corpo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp