Press "Enter" to skip to content

Bombeiros doam à Semma equipamentos para combate a incêndios florestais

Última atualização 17/02/2023 | 08:42

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, recebeu, nesta quinta-feira,16, equipamento doados pelo Corpo de Bombeiros para auxiliar no combate a incêndios florestais em unidades de conservação gerenciadas pelo Governo de Goiás.

São 12 capacetes, 12 lanternas, 12 balaclavas, seis roçadeiras, 1 kit pick-up, 12 óculos, 12 luvas, 12 sacos costais, seis sopradores, seis motosserras e seis facões com bainha. O investimento foi de R$ 122 mil e foi feito com recursos repassados pelo Governo Federal ao Corpo de Bombeiros, em virtude da decretação da situação de emergência no período de estiagem, em 2022. O valor total depositado foi de R$ 3 milhões.

“Somos destaque no combate aos incêndios em todo Estado. O nosso Centro de Monitoramento emite os alertas e, de pronto, as equipes vão a campo. Estes equipamentos serão distribuídos para todas as nossas unidades de conservação, dando um suporte melhor aos nossos brigadistas”, afirma Vulcanis.

O comandante de operações de Defesa Civil, coronel Carlos, afirma que o Centro Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), vinculado à Semad, é fundamental para garantir ações efetivas no combate a incêndios: “Sem os prognósticos do Cimehgo prevendo a chuva ou a falta delas seria complicado trabalhar. Estes dados subsidiam as ações da Defesa Civil”, afirma.

A secretaria Andréa Vulcanis recebeu do comandante-geral do CBMGO, coronel Washington Luiz, uma medalha em reconhecimento as parcerias realizadas. Washington reiterou o compromisso com a Semad e também colocou toda sua equipe à disposição da Semad: “Contem conosco para todas as ações. O governador Ronaldo Caiado sempre nos pediu para fazer integração entre pastas, o resultado sempre é positivo.”

Histórico de queimadas
A área queimada por incêndios florestais em unidades de conservação (UCs) teve redução de 80% em Goiás durante a estiagem de 2022. Os dados divulgados pela Semad comparam os mesmos períodos de 2019 a 2022. No primeiro ano da atual gestão, o total queimado foi de 24.409 hectares. Em 2022, foi de 4.670 hectares.

Um dos fatores que explicam o aperfeiçoamento dessas operações é o Monitor de Queimadas, que alia precisão de satélites ambientais com geotecnologia e detecta pequenos focos de incêndios de até três metros quadrados.