Press "Enter" to skip to content

Bombeiros encerram buscas por desaparecidos no Morro da Oficina, em Petrópolis

Última atualização 28/02/2022 | 13:00

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro encerrou, neste domingo (27), as buscas por vítimas no Morro da Oficina, em Petrópolis, região serrana atingida por fortes chuvas e deslizamentos. No local, foram encontrados 93 mortos.

Cerca de 230 militares atuam na operação, que registrou mais de 100 pontos de buscas. Participam 500 bombeiros locais, 140 de outros estados e 50 cães farejadores. Os trabalhos começaram no dia 15 de fevereiro, após a cidade ser atingida por grandes volumes de chuva.

De acordo com os bombeiros, as buscas seguem agora na Chácara Flora, onde duas pessoas estão desaparecidas. Os militares também irão atuar nos rios da cidade com ajuda de cães farejadores. Até o momento, foi registrado o desaparecimento de três vítimas no local.

”Fomos direcionados para atuar nas margens do rio para identificação de possíveis vítimas” disse Capitão Mendonça, bombeiro goiano que ajuda nas buscas. ”Vamos deslocando com os cães pela água onde for possível. Se não houver condições de permanecer dentro da água caminhando, passamos os cães nas margens” conclui.

Bombeiros de Anápolis ajudam na procura por desaparecidos em Petrópolis com a ajuda de cães farejadores. (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

De acordo com a equipe Técnica e Científica da Polícia Civil, até o momento foram registradas 229 mortes, sendo 136 mulheres, 93 homens e 43 menores. Segundo o Corpos de Bombeiros, 24 pessoas foram resgatadas com vida.

Os peritos atuam ainda na análise de DNA de despojos recuperados pelas áreas afetadas. Existe ainda o registro de 20 pessoas desaparecidas.

Volta à rotina

Aos poucos, os moradores de Petrópolis voltam à rotina normal. Doze dias após as chuvas que pegaram todos de surpresa, os habitantes tentam se adaptar a nova realidade e o comércio com as perdas já que medidas de proteção do estoque não foram tomadas, causando um prejuízo.

Sem turistas e com poucos moradores pela rua, o trânsito na cidade segue de forma tranquila. Apesar da normalidade em alguns pontos da cidade, ainda existem ruas parcialmente interditadas. Pelo menos 16 vias, que estavam bloqueadas por conta dos deslizamentos, já estão liberadas e funcionários da prefeitura trabalham para indicar caminhos alternativos.

O trabalho também segue na limpeza da cidade, retirando toda a lama que se espalhou. De acordo com a Prefeitura, 41 mil toneladas de entulho já foram descartadas. Aos poucos o abastecimento de energia elétrica é normalizado. Até o momento 30 mil usuários já estão com energia em suas casas e o fornecimento de água foi normalizado para 96,3% dos usuários.