Bombeiros encontram corpo de turista estrangeiro desaparecido há cinco dias

turista

O turista norte-americano que desapareceu após uma tromba d´água foi encontrado na tarde desta quarta-feira, 01. Raul Jiménez, de 30 anos, estava na base do salto Raizama, segundo desnível da cachoeira que leva o mesmo nome, em Alto Paraíso de Goiás.

A vítima estava em um grupo formado por outras três pessoas, quando uma forte chuva aumentou o volume de água na região no último sábado, 28. Uma equipe de mergulhadores foi acionada para reforçar o trabalho de buscas dos bombeiros no dia seguinte. Um dos turistas chegou a ficar ilhado em local de difícil acesso e foi resgatado por volta das 23h.

Pelo menos 40 bombeiros e voluntários estavam à procura do americano. Cães farejadores, drones com câmeras térmicas e guias locais também participaram da força-tarefa, que atuou por terra e pela água. Os bombeiros chegaram a avançar mais de  dez quilômetros rio abaixo para tentar encontrar o turista. 

A previsão é que até março ocorram chuvas intensas em todas as regiões goianas, exceto no oeste do estado, e que as temperaturas se mantenham altas. O País está sob influência de um fenômeno natural chamado La Niña pelo terceiro ano consecutivo que causa resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico que provoca aumento no volume de chuvas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, já os estados do Sul registram calor intenso e seca severa. Um dado inédito é que o fenômeno ocorreu por quatro anos de 1973 a 1976.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vereador eleito falta diplomação e manda irmão gêmeo no lugar, em Santa Catarina

A diplomação de candidatos eleitos em Blumenal, município de Santa Catarina, foi marcada por um momento inusitado. O vereador Jean Volpato (PT) enviou o irmão gêmeo, Júlio Volpato, em seu lugar para receber o diploma durante o evento, que ocorreu nesta quarta-feira, 18.

Nas redes sociais, Jean justificou que enviou o irmão para a cerimônia pois havia testado positivo para Covid-19 e estava em isolamento. “Em respeito às medidas sanitárias, permanecerei em isolamento até a recuperação plena. Por esse motivo, não poderei participar da cerimônia de diplomação dos vereadores de Blumenau”, escreveu em sua publicação, onde aparece o irmão com o certificado em mãos.

Jean explicou que escolheu o irmão para representa-lo não por causa da aparência, e sim pela confiança que nutrem um no outro.

“O vínculo de lutas e a confiança que temos, inclusive com relação a pautas importantes, como a defesa da população LGBTI+, foram fundamentais. Ele sempre esteve ao meu lado nessa jornada e entende profundamente a importância desse momento para mim e para quem confia no nosso trabalho”, disse Jean Volpato.

O vereador eleito toma posse em 1º de janeiro de 2025, assumindo o cargo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp