O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) divulgou orientação para a população goiana lidar com a onda de calor que se aproxima, se mantendo segura e saudável. Entre as orientações estão o consumo de água, sucos e água de coco ao longo do dia para evitar a desidratação.
Outro cuidado importante é evitar a exposição solar, especialmente nas horas de calor mais intenso. Entretanto, se não for possível evitar a exposição solar, o uso de protetor solar na pele é essencial, somado ao uso de chapéus e óculos de sol para reforçar a proteção contra os raios UV.
Para quem é de praticar esportes ou atividades físicas ao ar livre, a recomendação do Corpo de Bombeiros é de que tais práticas sejam feitas nos horários mais frescos do dia, mas sempre com consumo constante de água para evitar desidratação durante a atividade física.
Dentro do possível de cada realidade, a recomendação é ventilar as residências com ventilador e ar condicionado e usar roupas leves e soltas que permitam manter o corpo sempre fresco.
O Corpo de Bombeiros orienta, ainda, que as pessoas fiquem atentas aos sinais de insolação como tonturas, náuseas e fraqueza. Se observar algum desses sintomas de insolação, a orientação é que a ajuda médica seja solicitada.